Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu suspende rodízio no abastecimento de água nesta quarta-feira

21 de Dezembro de 2020 às 13:10
Vinicius Camargo [email protected]

Rodízio atingirá 67 bairros O abastecimento de água em Itu será normalizado nesta quarta-feira (23). Crédito da foto: Pedro Negrão (21/02/2013)

O rodízio no abastecimento de água em Itu será suspenso nesta quarta-feira (23). O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Guilherme Gazzola (PL), por meio de transmissão ao vivo em uma rede social. A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) confirmou a informação. Os bairros voltam a receber água nesta segunda-feira (21), enquanto o abastecimento será normalizado na quarta (23).

Conforme Gazzola, as chuvas dos últimos dias foram suficientes para elevar os níveis dos mananciais do município. A cidade registrou, até agora, precipitação de 136 milímetros, volume considerado normal para o mês de dezembro, informou o prefeito. "Isto foi o suficiente para, em menos de 15 dias, recuperar praticamente toda a capacidade das represas", afirmou. Com a alta, foi possível cancelar o rodízio.

Segundo dados da SES, a capacidade de todos os mananciais foi elevada. O quadro ficou da seguinte forma: Bacia do Itaim: 70%; Bacia do Taquaral/Pirapitingui: 80%; Bacia do Braiaiá: 85%; Bacia do São José: 90%; Bacia do Gomes: 40%; Bacia do São Miguel: 85%; Bacia do São Miguel/Varejão: 90%; Bacia do Mombaça: 99%; e Bacia do Pirajibu: 99%. Na média geral, o aumento foi de 80%.

Rodízio

A companhia adotou a medida no dia 8 de dezembro, em razão da estiagem registrada no município. De acordo com a CIS, neste ano, a cidade teve o pior nível de chuvas desde 1988.

Na época do início do revezamento, os níveis de todos os reservatórios estavam baixos. Itaim tinha o menor volume: 7%. Na sequência, apareciam Braiaiá, com 14%; Gomes, 20%; São José, 35%; Fubaleiro, 15%; Varejão, 50%; e São Miguel, 20%. A situação era normal no Mombaça e Pirajibu e ambos funcionavam com 100% da capacidade.

Desperdício

Apesar da suspensão do rodízio, as multas para quem desperdiçar água continuam, destacou Gazzola. São consideradas situações do tipo ações como lavar calçada com o uso contínuo de água, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente e lavar veículos com uso contínuo de água. O valor da multa corresponde a 10% do valor da conta de água.

Uma equipe da Prefeitura de Itu fiscaliza, diretamente nas ruas, casos de desperdício. (Vinicius Camargo)