Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga terá 'barreira sanitária' para fiscalizar motoristas

20 de Maio de 2020 às 20:09

Itapetininga terá 'barreira sanitária' para fiscalizar motoristas Profissional da saúde segura um termômetro para medição da temperatura corporal. Crédito da foto: Eduardo Soteras / AFP (17/3/2020)

A Prefeitura de Itapetininga fará barreiras sanitárias nas três principais entradas da cidade. O objetivo será verificar as temperaturas corporais dos motoristas que chegarem ao município.

As barreiras sanitárias serão realizadas entre quinta-feira (21) e sábado (23). A ação será montada, simultaneamente, nas avenidas Sarutayá, Ciro de Albuquerque e Cinco de Novembro, principais acessos ao município.

A medida de bloqueio implementada em Itapetininga não é a única entre as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Cerquilho, Ibiúna e Itu também anunciaram a implantação de barreiras sanitárias.

Rastreamento clínico

Segundo o governo de Itapetininga, os agentes identificados vão solicitar a parada de veículos. Uma unidade móvel de saúde irá realizar o rastreamento clínico, incluindo aferição de temperatura corporal de motoristas e passageiros.

A operação será realizada pela Prefeitura de Itapetininga. A ação vai envolver a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e equipes de trânsito e saúde.

Todos os ocupantes de carros com placas de outros municípios passarão por uma aferição de temperatura. Também responderão algumas perguntas sobre o estado clínico. Caso algum sintoma da Covid-19 seja identificado, os ocupantes serão encaminhados ao Hospital de Campanha.

Antecipação de feriados

A medida ocorre por conta da antecipação de feriados na capital paulista. O objetivo é monitorar a chegada ao município de pessoas de outras localidades, uma vez que a recomendação das autoridades de saúde é para manter o isolamento social.

[irp posts="252912" ]

 

A antecipação dos feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) vale para a Capital, após projeto sancionado pelo prefeito Bruno Covas. Em todo o Estado, há a intenção de se adiantar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para a próxima segunda-feira (25).

“Essa ação conjunta com nossas forças de segurança é importante para monitorarmos uma possível entrada da Covid em Itapetininga. Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado e se deslocam para o interior. Estamos atentos a qualquer movimentação”, destacou a prefeita Simone Marquetto. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Itapetininga)