Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga registra 39 notificações de escorpião em menos de um mês

30 de Janeiro de 2019 às 17:15

Descarte incorreto de lixo favorece a proliferação dos escorpiões. Foto: Erick Pinheiro

A cidade de Itapetininga, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), registrou 39 notificações de escorpião somente em janeiro deste ano, conforme informado pela prefeitura na última sexta-feira (25). Deste número, foram registradas três picadas. A morte de um menino de 3 anos também foi registrada em 2019. A criança brincava quando foi picada, em dezembro de 2018, ficou em coma e morreu em janeiro deste ano.

O menino foi atendido no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, onde recebeu o soro anti escorpiônico e foi transferida ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu. Segundo a prefeitura, ele foi picado dentro de casa por um escorpião que estava escondido em um brinquedo.

Os bairros com maior incidência das notificações de escorpião são Vilas Piedade, Santana e Sônia. Para combater o surgimento do animal, foram realizados mutirões de limpeza. As ações, feitas sempre às sextas-feiras, já recolheram mais de 200 toneladas de lixo na cidade. Proprietários de imóveis e terrenos que não realizarem a limpeza serão multados em R$ 1.625,14, conforme informado pela pasta.

Em janeiro de 2018 foram registradas 138 notificações, com a ajuda de denúncias da população por meio do Whatsapp (15) 99815-4635. Os munícipes podem denunciar descarte incorreto de lixo em áreas públicas ou particulares, encaminhando fotos com o endereço da denúncia.  Em Itapetininga, o soro antiescorpiônico só é disponibilizado no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes.

Descarte do lixo

O local correto para descartar materiais e detritos é o Ecoponto, que fica na Rua Orlando Scotto, s/nº, na vila Arlindo Luz. No Ecoponto podem ser descartados até três metros cúbicos de materiais, como restos de construção civil, restos de jardinagem, roçagem, poda e madeiras (móveis apenas desmontados).

Os materiais recicláveis como papel branco, papelão, plástico, embalagens longa vida, vidro, metais e eletroeletrônicos, baterias e pilhas podem ser levados à Cooperita que fica na Rua Orlando Scotto, 68. Grandes volumes destes materiais também podem ser retirados pela cooperativa, com agendamento pelo telefone (15) 3373-5309. (Da Redação)