Itapetininga ganha universidade e testa vacina contra Covid-19

Por

Com 10 cursos, incluindo medicina, Universidade de São Caetano do Sul ocupará antiga sede da Associação Anália Franco. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Itapetininga

Com 10 cursos, incluindo medicina, Universidade de São Caetano do Sul ocupará antiga sede da Associação Anália Franco. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Itapetininga

Itapetininga vai receber um novo câmpus da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). A instituição vai instalar 10 cursos superiores na cidade, entre eles medicina e medicina veterinária. Com a vinda do novo polo educacional, a Prefeitura Municipal anunciou, no último sábado (11), que a USCS participará, junto ao Instituto Butantan, da execução da última fase de testes de uma possível vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada pela prefeita Simone Marquetto (MDB), junto com o reitor da Universidade, Leonardo Prearo.

O anúncio da instalação do polo da USCS foi feito pela municipalidade no início de julho. Em Itapetininga, o câmpus da universidade será instalado no prédio onde funcionou a Associação Anália Franco, às margens da rodovia Raposo Tavares.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, o Instituto Butantan será responsável por executar a fase três de testes da CoronaVac, um imunizante desenvolvido pela industria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Além da USCS, integram o estudo o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto.

A chefe do Poder Executivo destacou que o anúncio da participação da instituição de ensino trará avanços para o município, que se insere no mapa mundial de inovação em ações de combate à Covid-19. “A notícia de a USCS ter sido escolhida pelo Instituto Butantan como um dos 12 principais centros de pesquisa do País para os testes da vacina contra o Coronavírus é promissora para Itapetininga, pois aproxima o município do que há de mais avançado em termos de pesquisa neste segmento no Brasil”, avalia a prefeita.

“Com o sucesso nas pesquisas, traz a perspectiva da cidade integrar, por meio do laboratório de medicina instalado no câmpus, a expertise e o know-how de profissionais e técnicos que podem atuar no município, transformando a cidade num centro de referência em pesquisas, não somente ao tocante à Covid 19, mas nos mais variados experimentos científicos”, complementa Simone.

No brasil, nove mil pessoas participarão do estudo que será aplicado a profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Os voluntários poderão se inscrever para a fase de testes em humanos de 20 a 27 de julho.

Avanços no município

Simone Marquetto ainda avaliou a chegada do novo polo educacional que transformará o Hospital Municipal Dr. Léo Orsi Bernardes em um hospital-escola, para atender os primeiros 120 universitários do curso de medicina da USCS, que devem iniciar suas atividades no primeiro semestre letivo de 2021. “Junto à chegada da universidade, o município se consolidará como polo estudantil na região. Essa realidade traz à cidade a perspectiva de um crescimento ainda maior em vários segmentos como hotelaria, imobiliário, comércio em geral, entre outros”, declara.

Outro ponto destacado pela chefe do Poder Executivo foi a possibilidade de impulsionar a geração de emprego na cidade. “Com a adaptação do local onde a universidade será instalada e com o efetivo funcionamento do câmpus, serão gerados aproximadamente 1.500 postos de trabalho, entre diretos e indiretos”, finaliza. (Wesley Gonsalves)