Sorocaba e Região

Ipanema das Pedras e Ipanema do Meio reclamam de problemas viários

Estrada Ferroviário João de Oliveira e rua Felipe Moisés Betti Filho recebem serviços de manutenção

Atualizado às 9h20

Prefeitura passou a máquina patrol pela estrada na quarta-feira (27). Crédito da foto: Divulgação / PMS

O secretário municipal de Conservação, Serviços Públicos e Obras de Sorocaba, Fábio Pilão, informou nesta manhã de quinta-feira (28) que os serviços de manutenção na estrada Ferroviário João de Oliveira, no bairro Ipanema das Pedras, e na rua Felipe Moisés Betti Filho, situada no Ipanema do Meio, foram feitos nessa quarta-feira (27).

 

Ipanema das Pedras e Ipanema do Meio reclamam de problemas viários
Estrada Ferroviário João de Oliveira tem buracos e ondulações na pista. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Até terça-feira (26), moradores do bairro Ipanema das Pedras reclamavam do estado de abandono da estrada Ferroviário João de Oliveira, tanto nos trechos em terra como nos pavimentados. A via começa a partir da rua Laura Maiello Kook, a principal do bairro Jardim Novo Mundo, que faz divisa com Araçoiaba da Serra, sendo, portanto, bastante acessada por moradores e trabalhadores daquele município.

Buracos nas partes em terra e ondulações nos trechos pavimentados são problemas para os condutores que precisam chegar ao bairro Ipanema das Pedras ou mesmo ir até a cidade vizinha, uma vez que a falta de manutenção na estrada no trecho pertencente a Sorocaba tem deixado muito a desejar.

Leia mais  Moradores da zona oeste sofrem com falta de água

 

O aposentado José Donizete Rodrigues conta que a parte pertencente a Sorocaba abrange cerca de dois quilômetros apenas, e que ao seu ver nem representaria algo tão oneroso para a prefeitura local.

O vendedor Gilberto Garcia, que reside no bairro e trabalha na avenida Armando Pannunzio, reclama que constantemente é obrigado a trocar o amortecedor do seu carro, tendo em vista as péssimas condições de tráfego. Situação pior, segundo disse, é da esposa, que trafega por ali pelo menos quatro vezes por dias para levar o filho para a escola. E depender do transporte público fica inviável, segundo ele, porque o ônibus passa somente a cada duas horas, e que em dias de chuva o transporte escolar nem acessa o bairro.

Entretanto, Gilberto afirma que a pavimentação de toda estrada, na parte que se refere a Sorocaba, já estaria aprovada pela Prefeitura desde 2012, e que não sabe o motivo pelo qual nada foi feito até agora.

Ipanema do Meio

Outro bairro da região oeste, o Ipanema do Meio, que fica na altura do km 109 da rodovia Raposo Tavares, também vem sendo alvo de críticas por conta da dificuldade em se transitar pela rua Felipe Moisés Betti Filho, que é em terra. Segundo Petter Eduardo, que trabalha numa empresa nessa via, a mesma apresenta enormes crateras nos dois lados, impedindo até mesmo que, em alguns trechos, dois veículos trafeguem ao mesmo tempo.

O reclamante relata ainda que “o bairro não possui rede de esgoto, fazendo com que alguns moradores, por falta de recursos financeiros, descartem o esgoto a céu aberto, gerando problemas ao meio ambiente e um mau cheiro insuportável”.

Petter Eduardo destaca ainda que o bairro possui em torno de sete empresas gerando empregos para cerca de 200 trabalhadores, além de recursos e impostos, e que, consequentemente, o Ipanema do Meio mereceria maior atenção por parte do Executivo.

Prefeitura faz a manutenção

A Prefeitura informa que a solicitação de pavimentação e instalação de rede de esgoto no bairro Ipanema do Meio “é objeto de estudo”. (Adriane Mendes)

Comentários