Buscar no Cruzeiro

Buscar

Interessadas em gerir escolas apresentam hoje suas propostas em Sorocaba

28 de Novembro de 2018 às 07:48

Os prédios da Oficina do Saber passam por adaptações para funcionarem como creches. Crédito da foto: Emídio Marques / Arquivo JCS (9/8/2018)

As organizações sociais (OSs) interessadas na gestão de oito unidades da rede municipal de ensino de Sorocaba devem entregar nesta quarta-feira (28) as propostas e documentação. O procedimento será realizado às 15h na Secretaria Municipal da Educação (Sedu) no Jardim Saira. A licitação faz parte do projeto de “gestão compartilhada da Educação”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, e que pretende manter 24 escolas da rede municipal sob a administração de organizações sociais no ano letivo de 2019.

O projeto é justificado pela Prefeitura como uma forma de aumentar o número de vagas em creche na rede municipal. Seis OSs estão qualificadas para concorrer ao edital de chamamento público, segundo informado pelo município em outubro.

[irp posts="47623" ]

 

Compõem este chamamento oito prédios que eram utilizados pelo projeto Oficina do Saber e agora serão adaptados para a função de creche. Esse locais eram utilizados pelo Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2012, para atividades complementares e suplementares no contraturno escolar.

As unidades deste edital são: “Profª. Maria José Vieira Stecca”, no Jardim Montreal; “Leonyda da Silva Oliveira”, Jardim Marcelo Augusto; “Marilene de Campos Bernandes Fogaça”, no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto); “Innocente Berci” no bairro Júlio de Mesquita Filho; “Leda Terezinha Borghesi Rodrigues”, no Jardim Ipanema Ville; “Antonieta da Silva Gomes”, na Vila Barão; “Nelson da Fonseca”, no Parque das Laranjeiras, e uma unidade denominada “Jardim Rodrigo”, no bairro Jardim Rodrigo. No total, elas deverão representar uma capacidade de 1.020 vagas.

De acordo com o edital, as organizações receberão R$ 590 mensais por cada aluno regularmente matriculado na instituição gerida pela OS. Segundo o município, os valores têm como base o custo médio de unidades de igual porte mantidas atualmente pela Secretaria Municipal da Educação. Além disso, as organizações receberão um valor único de cerca de R$ 100 mil para a compra de mobiliários e equipamentos.