fbpx
Sorocaba e Região

Inspetor que pedala todos os dias até escola de Sorocaba ganha bicicleta nova de alunos

Sr. Matheus, de 75 anos, trabalha há 40 no colégio e diz que ficou emocionado com a surpresa
A bicicleta e o tênis, presente dos alunos, acompanham o inspetor desde que lhe foram entregues. Crédito da foto: Fábio Rogério (16/10/2019)

Humildade, dedicação e paixão pela profissão são características descritas por pais e alunos sobre um inspetor do colégio Salesiano, de Sorocaba, que há pouco mais de um mês recebeu das crianças e seus responsáveis uma surpresa no pátio da escola: uma bicicleta novinha, fruto de uma arrecadação feita em segredo por todas as classes do período da manhã. José Ananias Matheus, de 75 anos, conhecido como “Sr. Matheus”, é funcionário da unidade há 40 anos e há 20 utilizava a mesma bicicleta para realizar o trajeto até seu trabalho todos os dias. Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, os responsáveis pela organização da surpresa contam mais sobre esta história e o Sr. Matheus também relembra a homenagem.

“Tudo começou em uma edição do ‘Pedala Sale’, passeio ciclístico que envolve alunos, pais e funcionários que meu filho e marido participaram”, relata Thais Sberveglieri Baldassin, a encarregada da surpresa feita para o inspetor. “Voltando do evento, meu marido me contou que o Sr. Matheus havia participado, mas que a sua bicicleta estava muito velha. Ele me disse ‘por que não fazemos uma arrecadação com os pais de outros alunos?’. Eu chamei uma amiga que também tem os filhos na escola para participar, e nós espalhamos a notícia”.

Leia mais  Feiras de hortifrútis orgânicos acontecem neste sábado

Thais também conta que a adesão à campanha foi fácil, porque o inspetor é muito querido entre os frequentadores do colégio, e em duas semanas, a arrecadação ultrapassou a meta estipulada. O valor surpreendeu os organizadores, mesmo sendo realizada em segredo para que Sr. Matheus não desconfiasse. “Eu coloquei um recado no grupo do meu filho e logo ele já estava em outros. Algumas mães ficaram responsáveis por determinadas classes e em menos de duas semanas nós precisamos parar a arrecadação, pois conseguimos muito mais do que imaginávamos”.

O estipulado por Thais, o marido e a amiga Daniela, que se envolveram no projeto, era de R$ 500 para a compra da bicicleta, mas ao fim das duas semanas o arrecadado foi R$ 2.090. “Nós compramos a bicicleta e a loja doou os acessórios. Com o restante, compramos um tênis para ele, e entregamos a quantia que sobrou em um envelope, para que ele fizesse o que achasse melhor com o dinheiro”, conta.

Crianças envolvidas

Daniela Dias, a amiga de Thais recrutada para ajudar, afirma que mais de 200 alunos fizeram parte da surpresa, e que todos eles ficaram ansiosos com a entrega do presente. “As crianças estavam muito animadas, queriam entregar o mais rápido possível. Tem muita criança que provavelmente nem dormiu a noite”, diz.

Leia mais  Polícia Militar prende trio que explodiu agência em Araçoiaba

Já Thais cita o quanto a experiência foi importante, tanto para os filhos, quanto para outras crianças. “Nosso objetivo maior era inserir os alunos nisso, para que eles se preocupassem com a importância de ajudar o próximo, já que hoje as pessoas estão tão individualistas”, destaca.

A surpresa

Matheus foi chamado ao pátio porque “algo havia ocorrido” e ele precisava subir rapidamente. Ao chegar ao local, dezenas de crianças o aguardavam com sorrisos e muita expectativa. Em meio à confusão, demorou para que o inspetor percebesse que se tratava de uma surpresa organizada para ele, e que ela envolvia, além de carinho, presentes especiais.

“A gente espera tudo, menos um momento desse. A gente que faz tudo com amor e carinho espera que esteja agradando a todo mundo, mas nunca espera uma surpresa assim. A gente se dedica, mas sem esperar nada em troca”, garante José Matheus, que relembra o dia com felicidade. “Tive que ir ao banheiro levar o rosto, não deu para segurar a emoção”.

Leia mais  Rodízio de água afeta 68 bairros de Sorocaba nesta terça (12)
Inspetor Salesiano recebendo surpresa de alunos
Crédito da foto: Divulgação/ Salesiano Sorocaba (13/09/2019)

Amor pelo trabalho

Sobre sua rotina, Matheus conta que está na escola de segunda a segunda, já que aos finais de semana também encontra amigos no lugar para jogar futebol e conversar. Ele afirma, ainda, que faz o trajeto de sua casa até o trabalho todos os dias pedalando.

Ele também diz que a bicicleta antiga já ganhou um novo dono, e que a nova tem o acompanhado sempre. “Minha antiga bicicleta tinha mais de 20 anos e eu ganhei de um atual administrador da casa, quando ele era somente um salesiano. Ela eu dei para um pai de aluno do Nova Esperança que está sempre envolvido com projetos na escola, porque assim como a gente ganha, a gente dá”. Já sobre o tênis que ganhou, o inspetor não deixa dúvidas. “Agora mesmo ele está no meu pé”.

Sobre o segredo do seu trabalho, Matheus deixa um recado e afirma que aprendeu a atitude com seus pais. “Quando a gente faz as coisas com carinho, amor e dedicação, não por orgulho, mas com alegria, satisfação e prazer, elas resultam em coisas assim”, finaliza.

Comentários

CLASSICRUZEIRO