Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita Eclesiástica

11 de Abril de 2019 às 00:09

Crédito da Foto: Emídio Marques

Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba, esteve nesta quarta-feira (10) visitando o Jornal Cruzeiro do Sul, quando foi recebido por Laelso Rodrigues e Laor Rodrigues, conselheiros da FUA e pelo Editor-Chefe. Dom Julio, natural de Garça, em São Paulo, foi o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil. Obteve mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005). Foi bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região Episcopal Lapa. No dia 28 de dezembro de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo metropolitano de Sorocaba e tomou posse em 25 de fevereiro de 2017, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo de nossa região. É, atualmente, referencial da Pastoral da Educação. Deverá visitar o Japão em breve. Dom Julio não fala japonês.

Cambaleando

A Câmara Municipal de Sorocaba, diante do quadro de investigações, há mais de cinco meses, da Polícia Civil em secretarias de governo do Executivo, em especial na Secretaria de Contratos e Licitações, que deverá render ainda muitas noites mal dormidas, resolveu construir uma rápida ponte para chegar ao Poder Executivo. Por coincidência, no mesmo dia de ontem dois cidadãos, que já tiveram ligações com vereadores ou com partidos políticos, entraram com ações de pedido para criação de Comissão Processante, que tem tramitação rápida e com poder de impedimento de cargo executivo caso chegue a essa conclusão. Os alvos são, respectivamente, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho e o prefeito José Crespo. Caso a Câmara conclua pela coincidente cassação do mandato dos dois, o caminho estará aberto para o presidente da Câmara, Fernando Dini. Dizem os analistas que com a popularidade do prefeito junto à Câmara, vai ser difícil encontrar quem vote a favor da permanência dos dois, entre si, muy amigos.

Conselhos municipais na internet

O município de Sorocaba divulgará por meio da internet, em seu site oficial, todos os atos oficiais realizados pelos Conselhos Municipais, no prazo máximo de 15 dias, contados da data da sua efetivação. É o que determina a Lei 11.946, de 8 de abril de 2019, publicada na edição de terça-feira do Jornal do Município de Sorocaba. São considerados atos oficiais os documentos, decisões, normas, comunicados ou qualquer outro ato que contenha informações de interesse social realizados pelos conselhos municipais.

Telefones de socorro à vida

Os estabelecimentos de saúde no município de Sorocaba passam a ser obrigados a instalar placas informativas ou utilizar suas mídias internas para divulgar os números de telefone do órgão de Orientações e Informações sobre Drogas, CVV (Centro de Valorização da Vida), Disque DST/Aids, Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. É o que também prevê a Lei 11.945, de 8 de abril de 2019, publicada na edição de terça-feira do Jornal Oficial do Município de Sorocaba. Os números de telefone a serem divulgados são os seguintes: Orientações e Informações sobre Drogas (ligue 132); CVV (188); Disque DST/Aids (0800.162.550), Alcoólicos Anônimos (15/3232-1646) e Narcóticos Anônimos (15/9-9793-8553).

Estouro do Judas em Itu

No domingo de Páscoa (21), ocorrerá pontualmente ao meio-dia, mais um Estouro do Judas em Itu. Evento realizado há mais de um século, neste ano, devido à reforma da praça Padre Miguel (Matriz), será realizado no estacionamento da Prefeitura. Como em todos os anos o local do evento será cercado para que não haja acidente. Diferente do que é realizado em outras cidades em que o boneco do Judas é malhado, em Itu os bonecos do Diabo e do Judas são literalmente explodidos. A Prefeitura de Itu está localizada na avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro.