Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita ao Jornal

11 de Julho de 2018 às 15:39

O médico e presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Morad Moron, gravou entrevista sobre este que é um dos maiores e mais sólidos grupos de plano de saúde, incluindo hospital modelo. A entrevista vai ao ar pelo www.jornalcruzeiro.com.br a partir da tarde desta quarta-feira.

Só após recesso

O projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Sorocaba a conceder por 20 anos a área da extinta concessionária Transportes Coletivos Sorocaba (TCS) ao consórcio que irá administrar o sistema de ônibus rápido BRT deve ser votado na Câmara Municipal somente após o recesso legislativo, que começa na semana que vem. Vereadores consultaram a Urbes sobre a possibilidade e obtiveram uma resposta positiva. Com isso, a proposta não deverá ser pautada para as sessões extraordinárias de amanhã, as últimas antes do recesso. A concessão tem gerado polêmica, pois alguns vereadores criticam a medida citando que o espaço em questão deveria ser destinado à construção de um hospital municipal conforme promessa do governo anterior.

MP para o CHS

O vereador Fausto Peres (Podemos) ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) com pedido de ação contra o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), por encaminhar um paciente que aguardava por cirurgia para a Santa Casa sob a alegação de que ele, como morador da cidade, tem como referência o hospital da irmandade. O paciente em questão sofreu uma fratura no pé no último dia 24 de junho e foi levado ao CHS, mas teve de aguardar por vaga na Santa Casa, já que não seria operado na unidade estadual, que alegou dar prioridade a casos de maior complexidade. Peres pede que seja ajuizada uma ação com pedido de liminar para o caso.

Entrega

O prefeito José Crespo (DEM) oficializa hoje, às 14h, em cerimônia no estacionamento do Paço Municipal a entrega de 14 ônibus articulados zero-quilômetro para o transporte coletivo da cidade. Os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para carregadores de celulares e câmeras internas e externas. Em abril, 14 ônibus do tipo Padron haviam sido incorporados à frota da cidade. No ano passado, o Cruzeiro do Sul demostrou que a frota de uma das concessionárias do transporte público de Sorocaba tinha média de idade acima do previsto em contrato.

Ainda falta muito

O Brasil aparece no 64º no ranking mundial de inovação divulgado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Embora tenha ganho cinco posições em relação ao ano anterior, o Brasil ainda aparece longe dos líderes, dentre os quais figura na colocação mais alta a Suíça, seguida por Países Baixos, Suécia, Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. O Brasil figura na categoria de nações de renda média-alta, grupo no qual está na 15ª colocação. Nesta categoria, o país melhor colocado no ranking foi a China.

Transplante de medula

O processo de transplante de medula poderá ser otimizado. Isso porque foi sancionado na última sexta-feira o projeto de lei que cria o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea. A medida cria um banco do tecido para ajudar no tratamento de doenças do sangue, principalmente a leucemia. O serviço será executado pela rede estadual de serviços de hemoterapia, que deverá cuidar de todo o processo, desde o cadastro até o transplante e armazenamento do material. Dentre as regras do sistema está a proibição da comercialização de qualquer etapa do processo e a disponibilização de informações ao doador e ao receptor sobre todos os procedimentos. O projeto de lei teve a autoria do deputado estadual Fernando Cury (PPS).

Invasão não é solução

O antigo imóvel da antiga Telesp na rua Mairinque, nº 41, no Além-Ponte, está abandonado e sem cuidados. Com isso está hospedando várias pessoas que agora tem um teto. Um problema social que, no entanto, não deixa de preocupar os que ali passam e moram na região. Quem se habilita a resolver a questão?