Informação Livre

Visita à CCR

O presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Ferraz e o editor-chefe do jornal Cruzeiro do Sul estiveram em visita a CCR ViaOeste quando puderam conhecer o Centro de Monitoramento das estradas sob responsabilidade da empresa. Foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais, Sérgio Ribeiro e pelo assessor de imprensa, Matheus Clemente. Foram discutidos também assuntos de áreas de interesse de ambas as organizações, em especial na área de projetos em educação.

Saae conquista recursos 

A conquista de quase R$ 8 milhões em recursos do Governo do Estado para o Saae-Sorocaba investir em saneamento contou com o essencial trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), presidido pelo prefeito. Na semana passada o Saae assinou no Palácio dos Bandeirantes, quatro contratos de repasses do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), somando R$ 7,65 milhões. Esse montante será investido em obras antienchentes na região central da cidade, na contratação de estudos (batimetria) para avaliar a possibilidade de ampliar a vazão do rio Sorocaba, mais investimentos no Programa de Controle e Combate às Perdas de Água Tratada e na implementação da coleta de esgoto na Zona Industrial.

Leia mais  Cruzeiro libera acesso às notícias no portal

Pela aprovação

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias (Cefop) da Câmara de Sorocaba emitiu parecer pela aprovação das contas de 2016 do último ano do governo de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). A orientação acompanha o parecer dado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e foi adotada em consenso entre os três membros da comissão. Com isso, o relatório deve ir à votação em breve, concluindo assim a apreciação das contas dos quatro anos de mandato de Pannunzio. Em 2017, a Cefop chegou a opinar pela rejeição das contas de 2014 do governo anterior, mas o parecer foi derrubado em plenário e o exercício acabou aprovado.

“De grátis?” 

Os 20 projetos em discussão na pauta da 41ª sessão ordinária de 2018, marcada para hoje, devem ficar em segundo plano nesta manhã. Isso porque o assunto principal do dia deve ser a proposta de concessão da área da garagem da antiga concessionária Transportes Coletivos de Sorocaba (TCS) para o consórcio que irá gerir o sistema de ônibus rápido, o BRT, que será explicada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Luiz Alberto Fioravante, aos vereadores. A Prefeitura protocolou um projeto com essa intenção no mês passado, mas o assunto gera polêmica, já que alguns parlamentares são contra a concessão e avaliam que o consórcio, por ser terceirizado, deve arcar com o serviço sem esse tipo de contrapartida.

Leia mais  Caminhões são liberados em rodovias nos finais de semana

Avanço livre 

Um projeto de lei que já tramita na Câmara Municipal quer acabar com a possibilidade da aplicação de multas a motoristas que avancem o sinal vermelho em ruas e avenidas da cidade entre as 23h e as 5h desde que em velocidade que não ultrapasse os 30 quilômetros por hora. O texto é assinado por Anselmo Neto (PSDB) e cita que em 2017 foram emitidas quase 300 multas pelo avanço do semáforo nesse horário. Ele argumenta que, na maioria dos casos, os motoristas optam por não aguardar a abertura do sinal por uma questão de segurança, temendo assaltos. A proposta exclui da regra os semáforos instalados em cruzamentos de vias de trânsito rápido com velocidade de 70 km/h.

Na madrugada 

O Jornal da Madrugada, que vai ao ar da zero hora às duas horas da manhã, de segunda a sexta-feira na Cruzeiro FM, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Sorocaba. O Jornal da Madrugada permite ouvir as principais notícias e entrevistas do dia do Jornal da Cruzeiro. O Voto de Congratulações foi proposto pelo vereador Rafael Militão (MDB) e aprovado em sessão pelos demais parlamentares do Legislativo sorocabano no dia 19 de junho. Ontem, o vereador esteve nos estúdios da Cruzeiro FM, participou do Jornal da Cruzeiro 2ª Edição e entregou o Voto de Congratulações ao presidente Alexandre Latuf da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, número um em jornalismo.

Comentários