Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita à CCR

05 de Julho de 2018 às 16:34

O presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Ferraz e o editor-chefe do jornal Cruzeiro do Sul estiveram em visita a CCR ViaOeste quando puderam conhecer o Centro de Monitoramento das estradas sob responsabilidade da empresa. Foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais, Sérgio Ribeiro e pelo assessor de imprensa, Matheus Clemente. Foram discutidos também assuntos de áreas de interesse de ambas as organizações, em especial na área de projetos em educação.

Saae conquista recursos 

A conquista de quase R$ 8 milhões em recursos do Governo do Estado para o Saae-Sorocaba investir em saneamento contou com o essencial trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), presidido pelo prefeito. Na semana passada o Saae assinou no Palácio dos Bandeirantes, quatro contratos de repasses do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), somando R$ 7,65 milhões. Esse montante será investido em obras antienchentes na região central da cidade, na contratação de estudos (batimetria) para avaliar a possibilidade de ampliar a vazão do rio Sorocaba, mais investimentos no Programa de Controle e Combate às Perdas de Água Tratada e na implementação da coleta de esgoto na Zona Industrial.

Pela aprovação

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias (Cefop) da Câmara de Sorocaba emitiu parecer pela aprovação das contas de 2016 do último ano do governo de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). A orientação acompanha o parecer dado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e foi adotada em consenso entre os três membros da comissão. Com isso, o relatório deve ir à votação em breve, concluindo assim a apreciação das contas dos quatro anos de mandato de Pannunzio. Em 2017, a Cefop chegou a opinar pela rejeição das contas de 2014 do governo anterior, mas o parecer foi derrubado em plenário e o exercício acabou aprovado.

"De grátis?" 

Os 20 projetos em discussão na pauta da 41ª sessão ordinária de 2018, marcada para hoje, devem ficar em segundo plano nesta manhã. Isso porque o assunto principal do dia deve ser a proposta de concessão da área da garagem da antiga concessionária Transportes Coletivos de Sorocaba (TCS) para o consórcio que irá gerir o sistema de ônibus rápido, o BRT, que será explicada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Luiz Alberto Fioravante, aos vereadores. A Prefeitura protocolou um projeto com essa intenção no mês passado, mas o assunto gera polêmica, já que alguns parlamentares são contra a concessão e avaliam que o consórcio, por ser terceirizado, deve arcar com o serviço sem esse tipo de contrapartida.

Avanço livre 

Um projeto de lei que já tramita na Câmara Municipal quer acabar com a possibilidade da aplicação de multas a motoristas que avancem o sinal vermelho em ruas e avenidas da cidade entre as 23h e as 5h desde que em velocidade que não ultrapasse os 30 quilômetros por hora. O texto é assinado por Anselmo Neto (PSDB) e cita que em 2017 foram emitidas quase 300 multas pelo avanço do semáforo nesse horário. Ele argumenta que, na maioria dos casos, os motoristas optam por não aguardar a abertura do sinal por uma questão de segurança, temendo assaltos. A proposta exclui da regra os semáforos instalados em cruzamentos de vias de trânsito rápido com velocidade de 70 km/h.

Na madrugada 

O Jornal da Madrugada, que vai ao ar da zero hora às duas horas da manhã, de segunda a sexta-feira na Cruzeiro FM, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Sorocaba. O Jornal da Madrugada permite ouvir as principais notícias e entrevistas do dia do Jornal da Cruzeiro. O Voto de Congratulações foi proposto pelo vereador Rafael Militão (MDB) e aprovado em sessão pelos demais parlamentares do Legislativo sorocabano no dia 19 de junho. Ontem, o vereador esteve nos estúdios da Cruzeiro FM, participou do Jornal da Cruzeiro 2ª Edição e entregou o Voto de Congratulações ao presidente Alexandre Latuf da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, número um em jornalismo.