Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vagão histórico é destruído por incêndio

12 de Dezembro de 2019 às 00:01

Vagão histórico é destruído por incêndio Crédito da foto: Divulgação

A Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária denunciou que um incêndio destruiu o carro Administração A-302 da EF Sorocabana, que estava nas dependências da Oficina de Mairinque, numa área operacional da concessionária Rumo Malha Oeste. O incêndio ocorreu na noite do último sábado (7).

Segundo a entidade, era um bem único, com inestimável valor histórico, visto ter sido construído em 1952 para acomodar presidentes, governadores de Estado e autoridades máximas da ferrovia. A preservação estava sendo tratada entre o Movimento de Preservação Ferroviária e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desde 2015, que é o proprietário.

A entidade impetrou uma ação civil pública na Justiça para fins de apuração de responsabilidades e ressarcimento.

Caso Saturnia

O relatório final sobre o caso Saturnia deverá ser apresentado à imprensa, nesta quinta-feira (12), às 9h, na Câmara de Sorocaba. Em seguida, o documento também será entregue durante a última sessão ordinária do ano.

A Comissão Especial da Câmara de Sorocaba apurou as denúncias de crime ambiental no terreno da antiga fábrica de baterias, na zona industrial, onde até hoje ocorre um garimpo ilegal, além de um enorme passivo ambiental para a cidade.

Segundo o vereador João Donizeti (PSDB), que preside a comissão, o relatório traz um histórico detalhado dos diversos estudos ambientais realizados na área ocupada pela empresa Saturnia (também já foi Microlite), entre janeiro de 1995 e maio de 2011.

De acordo com ele, com base nesse histórico de avaliações ambientais e nas condições atuais da área, a Comissão Especial fará recomendações aos órgãos públicos responsáveis.

Dezembro vermelho

A Câmara de Sorocaba, em apoio à campanha Dezembro Vermelho, que objetiva sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vai receber nesta quinta-feira (12) a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para oferecer aos interessados, de forma gratuita, o teste de HIV e sífilis.

A ação de coleta ocorrerá das 9h às 12h, na sala da Escola do Legislativo, e para realizar o exame não é necessário agendamento, sendo o atendimento por ordem de chegada. O procedimento é rápido e o resultado, entregue em poucos minutos.

Lei para os bares

Bares e similares interditados poderão reabrir, assim que sanadas as irregularidades apontadas pela fiscalização. É o que determina a lei nº 12.140, de autoria do vereador Irineu Toledo (PRB), publicada nesta quarta-feira (11) no Jornal Oficial do Município. A lei altera o inciso 2º do art. 4° da Lei n° 10.052, de 25 de abril de 2012.

A nova redação estabelece que após interdição do estabelecimento, desde que sanadas todas as irregularidades apontadas, o Executivo poderá conceder nova licença de funcionamento, para a mesma atividade, assim que atendida a legislação vigente.