Buscar no Cruzeiro

Buscar

UPH Leste

15 de Março de 2019 às 06:30

UPH Leste Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/2/2019)

Sobre o futuro da UPH Leste, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), afirmou nesta quinta-feira (14) que está analisando as medidas a serem tomadas e que serão avaliadas pelo setor de convênios da pasta. Repetiu, como tem feito nos últimos dias, sem dar mais detalhes, que de qualquer forma, “a população dessa região não ficará desassistida”. Entretanto, há informações de dentro da própria SES que dão conta que a Prefeitura deverá assumir a gestão do serviço, inclusive com médicos das UPHs da zona norte e oeste, agora sob gestão compartilhada. É esperar para ver.

MP apura questões da saúde

O Ministério Público apura por meio de Inquérito Civil (nº 4373/18) o déficit de médicos na rede pública de saúde de Sorocaba e quer informações a respeito do impacto da reestruturação das unidades médicas na qualidade dos atendimentos à população. O MP quer saber se já é possível aferir melhoria no atendimento à população como resultado da reestruturação da saúde.

Em julho do ano passado, um requerimento em tramitação na Câmara de Vereadores informou que o número de médicos em diversas áreas havia sido reduzido no atual governo em relação a gestões anteriores. Agora o MP quer saber se a contratação de uma gestão terceirizada para duas UPHs da cidade, com o remanejamento dos médicos concursados para as unidades básicas de saúde, impactou positivamente o cenário da saúde pública em Sorocaba.

Santa Lucinda

Falando em saúde, pessoas ligadas ao Hospital Santa Lucinda estiveram em reunião na quarta-feira (12), no Paço Municipal, para tratar do fim do convênio entre a instituição e a Prefeitura. No encontro foram apresentados possíveis caminhos para o impasse. A secretária Marina Elaine Pereira coordenou a reunião.

Galinhas, gansos e afins

Um projeto de lei em tramitação na Câmara pretende liberar a criação de galinhas e gansos em Sorocaba para controlar o número de escorpiões na cidade. O projeto é polêmico e está movimentando páginas em redes sociais. Para dar mais espaço para os animais, outro vereador sugeriu na sessão de terça-feira (12) estimular a criação de cabritos, segundo ele, para controlar o crescimento da vegetação em áreas públicas da cidade.

Nova Ponte -- da ponte

Depois do Coronel Rozendo de Oliveira, a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba tem uma nova ponte entre o secretário Flávio Chaves e os vereadores da cidade. Vale frisar que Chaves já é a ponte entre a Câmara e o prefeito José Crespo. A ponte da ponte é o profissional Roberto Luiz Figueiredo Haddad. Ele tem como uma das principais funções acompanhar as sessões do Legislativo e participar das reuniões de comissões de vereadores. Ele era servidor da Câmara.