Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tribunal de Contas adverte Prefeitura de Sorocaba sobre atrasos

14 de Agosto de 2019 às 23:01

TCE adverte a Prefeitura de Sorocaba Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (29/3/2019)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) advertiu a administração municipal de Sorocaba por problemas relacionados a prazo para entrega de informações. As referências são ao período em que José Crespo (DEM) esteve à frente do Executivo.

Conforme o TCE, a Prefeitura descumpriu os prazos estabelecidos em instruções, comunicados e resoluções. Em sua defesa, Crespo, então chefe do Executivo, reconheceu os atrasos e argumentou não ter havido conduta omissiva ou dolo de sua parte, já que todos os documentos foram enviados ao Tribunal.

Crespo ainda reiterou e ratificou as informações prestadas pelo município e frisou que, diante do volume de contratos em trâmite na Prefeitura, os gestores municipais não têm condições de acompanhar todas as fases do procedimento de contratação pública realizadas por servidores e setores diversos, em momento posterior à celebração do ajuste.

O TCE, por considerar que os atos “registrados durante o exercício não provocaram embaraços graves à fiscalização”, não aplicou penalidades a Crespo. A decisão foi publicada no último dia 8.

Documentando a cidade

Estreia nesta quinta-feira (15), às 8h, na TV Câmara Sorocaba, um documentário em homenagem ao aniversário da cidade, que completa 365 anos. Com 24 minutos de duração, a obra retrata a trajetória do município desde sua fundação por Baltasar Fernandes, em 1654, até seu pleno desenvolvimento atual. Produzido pelo jornalista José Maria e Silva, oficial de comunicação da Câmara Municipal, o documentário traça os primórdios de Sorocaba com o tropeirismo e a feira de muares, passando pela construção da estrada de ferro, a industrialização, sua organização política e desenvolvimento educacional, cujo legado foi espalhado para todo o país. Foram entrevistados para a produção o pesquisador José Rubens Incao; os historiadores Ademir Barros dos Santos, Adilson Cezar, Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho de Oliveira; e os professores Aldo Vannucchi, Ana Maria Mendes e Milton Marinho. Após a estreia na TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) o documentário também estará disponível nas redes sociais da Câmara de Sorocaba.

Preparar terreno

O PSDB reelegeu Mário Moura como coordenador regional de Sorocaba, e José Romeu Vichier Filho, ex-presidente do PSDB de Boituva, como secretário regional. Assessor parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary desde 2013, Moura tem como principal objetivo preparar o partido junto aos diretórios municipais do PSDB nas eleições do ano que vem. “Por determinação do nosso governador João Doria e do presidente estadual do partido Marco Vinholi, e com a força dos nossos deputados Maria Lúcia Amary e Vitor Lippi, iremos intensificar o trabalho para aumentar o número de prefeitos e vereadores do PSDB na região de Sorocaba”, informa Mário Moura.

Aula magna

O programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) fará sua Aula Magna no dia 22 deste mês e contará com a participação da professora e pesquisadora Lucia Santaella. O evento acontecerá no Bloco F da Cidade Universitária, a partir das 9h, e é aberto aos interessados. Lucia Santaella abordará o tema “A pesquisa como modo de vida”. A convidada já publicou mais de 40 livros, além de cerca de 400 artigos em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Ela é pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês, é professora titular emérita da PUC/SP, atua no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, com doutoramento em Teoria Literária e Livre-Docência em Ciências da Comunicação.