Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tráfico de influências no tráfego aéreo

07 de Julho de 2018 às 17:52

A briga pela privatização do Aeroporto de Sorocaba está cada vez mais acirrada. Grupo de Sorocaba liderado por empresário local disputa com grupo que tem à frente o promotor de justiça e secretário dos Transportes do Alckmin, Saulo Abreu. Em uma reunião há poucos dias no Daesp, em São Paulo, com o superintendente Caloni, esse empresário e várias pessoas -- alguns políticos incluindo um deputado federal -- estiveram presentes. A ideia de municipalizar o Aeroporto de Sorocaba é para que fique fora da lista de aeroportos administrados pelo Daesp, portanto pelo Estado; estão sendo "puxados" para o grupo do Alckmin/Saulo. Se conseguissem municipalizar aí privatizariam para o grupo desse empresário local. Quem tem participado de reuniões diz que corre muito tráfico de influência.

Recursos negados 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) não acatou um recurso da Prefeitura de Salto em um contrato julgado irregular em março deste ano. O acordo visava a prestação de serviços e locação de máquinas de terraplanagem e caminhões com motorista para manutenção em estradas vicinais e áreas públicas da cidade. O julgamento ocorreu anteontem. A turma do Pleno do TCE também julgou ontem um recurso da ex-presidente da Câmara de Capela do Alto. Em 2014, as contas referentes a 2012 foram julgadas irregulares. Na ocasião, a ex-presidente foi condenada a restituir uma quantia impugnada aos cofres municipais, devidamente corrigida. O recurso foi julgado procedente.

Prestação de contas

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) realizam nos dias 19 e 20 de julho o seminário "Prestação de Contas Eleitorais - Eleições 2018" direcionado aos profissionais de contabilidade. O evento abordará o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SP-CE), arrecadação, gastos de campanha, o processo de prestação de contas além do que mudou para o ano de 2018. O seminário acontece na sede do CRC-SP, que fica na rua Rosa e Silva, 60 - Higienópolis, em São Paulo.

Questionamento amigo

O destino dos R$ 18,5 milhões que a Prefeitura diz que irá economizar com a terceirização na saúde na comparação com o que seria necessário para oferecer o mesmo volume de serviços com recursos próprios é alvo de questionamento pelo vereador da base aliada, Fernando Dini (MDB). O governo alega que no modelo proposto ele apresentará uma redução quando comparado ao que seria aplicado para atender com o mesmo número de funcionários concursados. O vereador pede um detalhamento de números e faz questionamentos sobre a realocação dos servidores de carreira.

Reunião informal

O prefeito José Crespo (DEM) esteve na última quinta-feira (5) na Câmara Municipal onde participou de uma reunião informal com vereadores. O encontro aconteceu na sala de reuniões e contou com a participação de 10 dos 20 parlamentares. De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), a intenção é a de ampliar o diálogo com o Executivo. Crespo adotou o mesmo discurso e disse que a intenção é de promover pelo menos um encontro mensal. Vale lembrar que a relação entre Câmara e Prefeitura -- em especial entre os comandantes de cada um dos poderes -- esteve bastante estremecida recentemente. Agora com a promessa de uma nova pasta voltada aos interesses do presidente da Câmara, o cachimbo da paz passa de mãos em mãos.

Novas ambulâncias 

Duas novas ambulâncias foram entregues para o município de Sorocaba nesta semana para atender o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Segundo a Prefeitura, a aquisição dos veículos é fruto de uma articulação feita junto ao ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, ainda no primeiro semestre do ano. A frota do serviço em Sorocaba conta com 10 viaturas, sendo seis em uso e quatro como reserva técnica. Com a entrega dos novos carros, os dois veículos mais velhos serão substituídos e a reserva passará a contar com mais duas ambulâncias. A administração projeta receber mais dois veículos para o Samu em 2019 por meio de emendas parlamentares.