Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba segue o decreto de quarentena do Estado

16 de Maio de 2020 às 00:01

Sorocaba segue o Estado Crédito da foto: Fábio Rogério (12/5/2020)

A Prefeitura de Sorocaba informou nesta sexta-feira (15) que seguirá a mesma definição do Governo do Estado de São Paulo com relação aos salões de beleza, barbearias e academias. Ou seja, continuam fechados. No dia 11, o presidente Jair Bolsonaro, sem partido, assinou um decreto no qual destaca que esses serviços são considerados essenciais durante o enfrentamento do coronavírus.

Marinho reassume cargo

O vereador Marinho Marte (PP) reassumiu sua cadeira na Câmara de Sorocaba, nesta sexta-feira (15) pela manhã, cumprindo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), publicada nesta quinta-feira, 14. Marinho Marte foi eleito em 2016 para seu nono mandato consecutivo. O vereador foi recepcionado pelo presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini (MDB). Ele estava afastado por decisão da justiça e retorna ao cargo que vinha sendo ocupado pela suplente da coligação, vereadora Cintia de Almeida (MDB).

Freixo desiste de candidatura

Principal nome da esquerda carioca, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol) desistiu de concorrer à Prefeitura do Rio neste ano. Seria a terceira tentativa de Freixo, que ficou em segundo lugar nas outras duas ocasiões - ele foi derrotado por Eduardo Paes, em 2012, e Marcelo Crivella, em 2016. Em pesquisas recentes, o deputado aparecia em segundo nas intenções de voto. A desistência tem relação com a dificuldade de Freixo de conseguir formar uma ampla aliança na esquerda do Estado.

TCE quer saber

Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna e Mairinque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), não prestaram informações, ou fizeram de modo inadequado, sobre as receitas e os gastos de recursos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A informação é do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Ainda na RMS, Boituva, Cerquilho, Itapetininga, Piedade, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapui, Sorocaba, Tietê e Votorantim são citadas pelo TCE por problemas relativos à prestação de contas. Os gestores poderão receber multas indenizatórias impostas pelo TCE. Caso não cumpram as regras e orientações, estarão sujeitos a pagar valores indenizatórios que podem chegar a 2 mil UFESPs (o equivalente a R$ 55.220,00), dentre outras sanções administrativas.

Esperando...

Hoje é aniversário de dois meses da promessa da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) e do presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini (MDB), sobre a redução de seus salários, como forma de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Entre idas e vindas, um ofício assinado pela chefe do Executivo foi entregue à Câmara. A “devolutiva” foi encaminhar a sugestão para a Comissão de Justiça e para o Ministério Público. Como perguntar não ofende, se houver redução, será que ela será retroativa?