Buscar no Cruzeiro

Buscar

Simone reeleita

30 de Março de 2019 às 00:20

Simone reeleita Simone Marquetto, prefeita de Itapetininga. Crédito da Foto: Ednilson Jodar Lopes / Arquivo JCS (22/3/2019)

Na reunião do Comitê de Bacia do Alto Paranapanema, que abrange 38 municípios, sexta-feira (29), no auditório municipal Alcides Rossi, no Paço Municipal de Itapetininga, um dos itens da pauta foi votação para escolha do novo presidente do comitê, que deve cuidar das águas desse importante rio do interior de São Paulo. Com os prefeitos ou seus representantes, Simone Marquetto foi reeleita presidente. No encontro o Editor-Chefe do Cruzeiro do Sul fez uma apresentação dos novos projetos do Jornal para os prefeitos da região.

Surprise!

Procurando atrair a atenção de sua visita surpresa ao velho Hospital Regional, o vereador Rodrigo Manga (DEM) enviou press-releases à imprensa sobre sua intenção com pelo menos 18 horas de antecedência. Surpresa! Juntamente com outros vereadores que foram atraídos pelo fato, a nova direção do CHS, que está completando 120 dias de reestruturação no velho Hospital Regional, estava lá para receber a comitiva. Dizem os presentes que o prezado vereador ficou muito decepcionado por ter sido recebido cordialmente pelos diretores do Seconci, responsáveis pela nova gestão. Em determinado ponto da visita o vereador teria dito: “Mas isso está limpo”. E frustrado, foi embora.

Surpresa!

Diante do quadro de novos cuidados no Hospital Regional, que mesmo assim ainda requer muitas melhorias como fazem questão de frisar os novos diretores, Paulo Sérgio Quintaes e Maristela Honda, os edis visitantes não quiseram percorrer as instalações e observar as melhorias, como nova rouparia e lavanderia, novo cardápio de refeições para os enfermos, farmácia com medicamentos, aumento de equipe, em especial de anestesistas, atendimento de mais de 70 pessoas/dia no pronto-socorro, drástica diminuição da fila de cirurgias, material cirúrgico em disponibilidade etc. Até mesmo de estacionamento mais seguro para funcionários. Antes a sugestão de que sabiam previamente da visita dos vereadores, uma resposta dos novos gestores trouxe reflexão: “Vereador, temos mais de 30 mil quadrados de piso. Ninguém conseguiria, se estivesse sujo, limpar tudo isso a tempo para sua visita”.

Voz do expert

Diante do quadro da visita surpresa anunciada a quatro cantos pelo vereador, uma voz sobressaiu-se pela serenidade da avaliação. O vereador Hélio Brasileiro (MDB), ele mesmo médico e vestindo um jaleco branco, conhecedor das necessidades de um hospital, observou os avanços feitos. E comentou: “Precisamos entender por que o novo Hospital Regional, que tem capacidade para atender a muito mais pessoas, ainda continua com menor atendimento”. O atendimento do novo hospital é seletivo em algumas especialidades de baixa complexidade e não recebe Samu.

1º de abril, mas é verdade

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informa que começa no dia 1º de abril o calendário anual obrigatório de licenciamento para todos os veículos registrados no Estado. O cronograma leva em conta o número final da placa e tem início com os veículos que portam o final 1. O valor da taxa é de R$ 90,20 e por mais R$ 11, o motorista pode receber o documento em casa. O Detran-SP ressalta que não basta apenas pagar a taxa, é preciso que haja a emissão do documento. Sendo assim, não é aconselhável deixar para a última hora. Os mais esquecidos podem contar com a ajuda do Detran e receber gratuitamente um alerta 30 dias antes do vencimento via SMS e push no celular. Para isso, é só cadastrar o celular no portal detran.sp.gov.br e autorizar o recebimento.