Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sentiram sua falta...

17 de Maio de 2019 às 00:31

Sentiram sua falta... Crédito da foto: Erick Pinheiro (13/5/2019)

Apesar de o líder do governo na Câmara -- vereador Irineu de Toledo (PRB) -- dizer que havia a necessidade de um articulador com conhecimentos técnicos, a falta do secretario de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba, Flávio Chaves, foi notada durante alguns momentos na Câmara. Sem sua presença, ocupou papel de destaque na articulação dos trabalhos o secretário Eric Vieira -- Gabinete Central.

Parque Tecnológico...

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) agendou para o dia 5 de junho, às 19h30, um evento com objetivo de despertar os universitários e demais interessados para uma nova realidade: a Indústria 4.0. Na ocasião, serão convidados a falar especialistas no setor especialmente convidados para o evento. Segundo o diretor-executivo do PTS, Flávio Guerhardt, o encontro é um chamamento e uma conscientização sobre as tecnologias que passarão a fazer parte do trabalho, com a implantação da Indústria 4.0. “Precisamos aprender a programar aquilo que vai fazer o nosso trabalho”, afirma. Flávio Guerhardt destacou que o evento a ser promovido pelo Parque Tecnológico é diferente de outros realizados até o momento, pois reunirá ícones da Indústria 4.0 e o tema será abordado de maneira que todos possam entender o que é a chamada “quarta revolução industrial”.

... e os novos modos de trabalho

O diretor-executivo do PTS lembrou que a primeira revolução industrial foi o surgimento da máquina a vapor; a segunda, a produção em série e a terceira a robótica ou automação da indústria. “A quarta revolução, que já é uma realidade na Europa, caracteriza-se pela troca de informações pela internet”, detalha. “Quase não há função humana. Apenas um algoritmo toma a decisão”, diz. Como as pessoas trabalham, dia após dia, para diminuir o trabalho, o número de profissionais necessários para executar determinadas tarefas também vai diminuir. “Emprego, inteligência artificial e economia. Como esses três temas se comportarão no futuro? É isso que vamos debater neste evento de 5 de junho”, conclui Flávio Guerhardt. O evento é aberto ao público, mas é preciso se inscrever antecipadamente.

Defesa Civil em Itapetininga

Num dia voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais da Defesa Civil que atuam no interior de São Paulo, Itapetininga sediou ontem um encontro com representantes de 38 municípios no Auditório Municipal Alcides Rossi, anexo ao Paço Municipal. A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos municípios participantes. O encontro, que foi a 11ª edição do Oficina Preparatória para Operação Estiagem e contou com a presença do subsecretário de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, major PM Henguel Ricardo Pereira, objetivou capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão, por meio de vários temas abordados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Instituto Geológico e Somar Meteorologia.

Muralha Digital em Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Defesa Social, apresentou na noite de quarta-feira (15), o novo sistema inteligente de segurança “Muralha Digital”, que fará o monitoramento inteligente das entradas e saídas da cidade, por meio de tecnologia avançada. O controle será feito com equipamentos de alta definição no padrão OCR (Optical Character Recognition), que permite a identificação da placa dos veículos. Os novos equipamentos estão sendo colocados em locais estratégicos, e atuarão no cruzamento de informações para a redução dos índices criminais.