Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança na Vila Amélia

22 de Setembro de 2018 às 15:37

A Prefeitura de Sorocaba prestou, nesta semana, esclarecimentos ao requerimento 1750/2018, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), que solicitava intensificação de policiamento nas proximidades da rodoviária, na Vila Amélia. A Secretaria da Segurança e Defesa Civil (Sesdec), através do Comando-Geral da Guarda Civil Municipal (GCM), informou que emitiu as ordens de serviço 827, 901, 902, 929 e 930 para reforçar o patrulhamento no perímetro que compreende a rodoviária. Comprometeu-se, ainda, a deixar uma viatura diariamente na Praça da Mãe Preta, das 7h10 às 8h30 e das 17h às 18h30. A falta de segurança no bairro, sobretudo na rua Major João Lício, foi motivo de reportagem do Cruzeiro do Sul em 28 de agosto. “Convivemos com o medo. Temos que passar o dia trancados em casa se não estiver trabalhando. Se você abrir a janela, corre o risco de dar de cara com alguém. O seu filho também não pode ficar na janela, pois pode dar de cara com alguém fumando crack na rua”, disse um reclamante à época.

Banheiros do Distrital

O município também respondeu nesta semana ao requerimento 1.616/2018, de autoria do vereador Hélio Brasileiro (MDB), solicitando informações sobre a situação dos banheiros do Mercado Distrital de Sorocaba. No documento, o parlamentar afirmou que “os banheiros destinados aos frequentadores do mercado estão em condições precárias, não possuem portas nos mictórios e nem na parte externa, sem contar que os assentos sanitários estão sem tampa, não há botão de descarga e as pias contam com vazamentos, entre outros problemas” e que moradores de rua estariam invadindo o espaço à noite para se abrigar e consumir drogas. Diante do questionamento, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, assinou resposta informando que “contamos com vigia no período noturno, os banheiros são fechados à noite e a GCM realiza ronda nas vias do entorno” e que “a manutenção dos banheiros vem sendo realizada periodicamente e a limpeza é feita diariamente”. A Prefeitura ainda informou que a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) está finalizando o projeto de implantação para novo modelo de gestão do local.

Manutenção de calçadas e ciclovias

A Prefeitura de Sorocaba publicou, na segunda-feira, no Jornal do Município, a contratação de empresa especializada para realização de serviços de manutenção de calçadas e ciclovias da cidade, incluindo material e mão de obra. O acordo, firmado com a RVV Construções e Empreendimentos, está orçado em R$ 354.969,08, com validade de 12 meses. No contrato, consta que as obras serão realizadas em “vários locais do município”. O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura na quinta-feira (20) à tarde sobre os referidos locais e uma data prevista para início das atividades, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.