Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ronald Golias em selo e carimbo

29 de Novembro de 2018 às 09:27

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (30/11), o humorista brasileiro Ronald Golias será homenageado pelos Correios durante cerimônia de lançamento de emissão especial de selo e carimbo. Com a participação de autoridades e familiares, o evento ocorrerá às 11h, no Centro Municipal de Arte e Cultura - Cemac, na cidade de São Carlos (SP), terra natal de Golias. A arte das peças filatélicas foi desenvolvida pelo cartunista, quadrinista e ilustrador Waldir Orlandeli. A emissão é composta de uma caricatura do ator Ronald Golias, representando de forma humorística, gestos e hábitos de dois de seus personagens de mais sucesso. A roupa do desenho remete ao personagem Carlo Bronco Dinossauro, tipo irreverente e desprezível, preocupado apenas em aproveitar a vida, sempre vestindo um terno desalinhado e uma pequena gravata vermelha. O rosto faz referência ao personagem Pacífico, tipo zombeteiro, brincalhão e debochado, que usava um boné com a aba virada. Um dos olhos está fechado, como dando uma “piscadinha”, simulando uma cumplicidade entre o observador e o personagem. O artista usou lápis e computação gráfica.

Justiça barra antecipação de eleição

Uma liminar concedida pela juíza Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, da 1ª Vara da Comarca de Votorantim, determina que a eleição para a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do município seja realizada na última sessão do ano (18 de dezembro), conforme determina o Regimento Interno da Casa de Leis e a Lei Orgânica do Município. O mandado de segurança foi concedido a pedido de cinco vereadores, todos contrários à medida do presidente da Câmara, Bruno Martins (sem partido) que, na sessão da terça-feira, anunciou a antecipação da eleição para 4 de dezembro. Os cinco vereadores entenderam que a antecipação prejudicaria a votação de projetos mais urgentes que constam na pauta, entre eles a reorganização administrativa da Prefeitura de Votorantim, que inclui a extinção de cargos comissionados. Por isso, com base no artigo 33 da Lei Orgânica do Município e no artigo 9 do Regimento Interno, eles decidiram entrar com um mandado de segurança.

Presidente da Câmara irá recorrer

O presidente da Câmara de Votorantim, Bruno Martins, disse que irá recorrer da decisão judicial para tentar derrubar a liminar. Bruno afirma que tem um parecer jurídico da própria Câmara no qual baseou sua decisão de antecipar a eleição da Mesa Diretora. “Nós temos vários projetos de lei importantes que ainda não entraram nas pautas de votação porque ainda estão sendo analisados pelas comissões e que aguardam pareceres. Por conta disso, seria ideal antecipar a votação da eleição da Mesa Diretora”, justifica. Entre os projetos que precisam ser votados antes do início do recesso legislativo estão a Lei Orçamentária Anual (LOA 2019), o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), entre outros. Bruno aponta ainda outro fator para ter pedido a antecipação da eleição da Mesa Diretora. Ele disse que o vereador Gaguinho será julgado pela Comissão de Ética da Câmara em reunião prevista para o dia 5 de dezembro, no caso do uso do carro oficial de forma irregular e, segundo Bruno, o vereador corre o risco de ser afastado. De acordo com a liminar judicial, Bruno Martins tem prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa. Depois disso, a juíza volta a se manifestar concedendo o parecer final sobre a questão da eleição da Mesa Diretora.

Vista às contas do governador

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp reuniu-se na terça-feira para apreciar as contas do governador Alckmin. Os deputados Teonilio Barba (PT) e Carlão Pignatari (PSDB) pediram vista à matéria, que não foi votada. Segundo o presidente da comissão, deputado Wellington Moura (PRB), o item deverá voltar à pauta dentro de três dias.