Buscar no Cruzeiro

Buscar

Retomada de atividades na indústria automotiva de Itu

11 de Agosto de 2020 às 00:01

Retomada de atividades na indústria automotiva de Itu Crédito da foto: Divulgação

A convite da diretoria da Aisin, empresa japonesa especializada na criação e produção de componentes para indústria automotiva e instalada em Itu, uma comitiva composta pelo prefeito Guilherme Gazzola e secretários esteve na empresa nesta segunda-feira (10) para acompanhar o processo de retomada da produção.

Na ocasião, a direção da empresa formalizou uma expressiva doação de alimentos e máscaras para a campanha “Juntos Por Itu”, criada para auxiliar no combate à pandemia.

Os representantes da Aisin descreveram os processos produtivos da empresa, que conta com mais de 700 funcionários, e as medidas adotadas para a retomada da produção que foi interrompida por cerca de 90 dias devido à pandemia mundial do coronavírus.

Restrição

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) vai limitar o uso do medicamento Fosfato de Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu. A limitação na prescrição ocorre diante de problemas de desabastecimento do composto, que é enviado pelo Ministério da Saúde.

A droga integra os protocolos do Ministério da Saúde para casos de síndrome gripal, com suspeita de coronavírus, ou H1N1 que ainda não receberam resultados positivos. Para prescrever o remédio, os médicos precisarão preencher um formulário da SES, que limita o uso a pacientes considerados como classe de risco.

Sessão da Câmara

A obrigatoriedade de comunicar violência doméstica em condomínios e a proibição de “pancadões” em espaços públicos, além da Covid-19 como acidente de trabalho no serviço público municipal e a criação do Conselho Municipal do Jovem são os temas de alguns projetos em pauta na 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. O encontro será realizada nesta terça-feira (11), às 9h, ainda sem a presença de público.

Contrário

O projeto que prevê a Covid-19 como acidente de trabalho foi enviado para a manifestação da administração municipal, que se mostrou contrário à sua aprovação. A argumentação principal é que a matéria já está regulamentada pela lei 4.168 de 1993. Para o Executivo, para reconhecimento da Covid-19 como acidente de trabalho seria necessária a avaliação individual de cada caso concreto.

Depoimento

Ocorre nesta terça-feira (11), no período da tarde, a audiência do processo que tem como requerida a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL). Ela é acusada de ter usado um funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para atividades particulares no caso que ficou conhecido como “marido de aluguel”. O processo trata de improbidade administrativa e cita outras duas pessoas. Entre outros, deverá depor o prefeito cassado José Crespo (DEM). Os depoimentos ocorrerão de forma virtual, por conta da pandemia.