Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto prevê divulgação da lista de espera por vagas em creches

12 de Agosto de 2019 às 22:55

Projeto prevê divulgação da lista de espera por vagas em creches Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (17/2/2019)

A Câmara de Sorocaba discute na sessão desta terça-feira (13) o projeto de lei que torna obrigatória a publicação, no portal oficial da Prefeitura na Internet, a lista de espera para vagas nas creches municipais. Segundo o projeto, a lista, que deverá ser atualizada mensalmente, trará as iniciais do nome da criança, identificação dos pais ou responsáveis, data de nascimento da criança e de solicitação da vaga.

Ainda na pauta há um projeto de lei que muda a regulamentação do transporte de passageiro por aplicativo na cidade e um outro de resolução que autoriza a contratação de serviço de aferição de hidrômetro pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem).

Mais empréstimos

A quantidade de empréstimos concedidos pelo Banco do Povo Paulista (BPP) de Sorocaba mais que dobrou em julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento do órgão que funciona por meio de parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) com o governo do Estado de São Paulo, no mês passado o valor emprestado chegou a R$ 336,4 mil ante os R$ 158,5 mil de julho de 2018. O objetivo do programa é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo.

Fila do transporte especial

A promessa de ampliação no serviço de transporte “porta a porta” para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida já acontece desde 2017. Mas a cidade ainda continua com 121 pessoas aguardando em fila e a nova licitação para a ampliação de serviço, que enfim resolveria esse déficit de atendimento, foi novamente suspensa. Conforme informações do Jornal do Município, a licitação foi retirada por razões de interesse público e possíveis adequações nos termos do edital. Devido a essa situação, o vereador Péricles Régis (MDB) solicitou esclarecimentos do Poder Executivo. “Quero saber os motivos dessa suspensão e principalmente como vai ficar essa demanda reprimida, se mais uma vez as pessoas que estão aumentando essa fila vão continuar desassistidas do transporte especial”, diz Péricles.

CPI do Acolhimento

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Acolhimento ao Menor promove nesta terça-feira (13) sua segunda etapa de oitivas. O procedimento serve para instruir as ações do grupo na apuração de denúncias de precariedade nas condições do atendimento social e acolhimento infanto-juvenil em Sorocaba. Os depoimentos serão na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba. Às 14h serão ouvidos três representantes de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Sorocaba. Na sequência, às 15h, três pessoas ligadas aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) darão seus depoimentos. A CPI é presidida pelo vereador Rodrigo Manga (DEM).

Piedade em cooperação técnica

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente representou o município de Piedade na reunião de Cooperação Técnica realizada na manhã desta segunda-feira (12), no Parque da Biquinha, em Sorocaba. O encontro entre representantes de 14 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba discutiu ações de interesse recíproco, troca de conhecimento técnico e realização de atividades voltadas à proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.