Buscar no Cruzeiro

Buscar

Políticas Públicas sobre Drogas

07 de Março de 2019 às 06:30

Políticas Públicas sobre Drogas O secretário José Humberto Urban Filho, Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

A sede da nova Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas será inaugurada na quarta-feira (13), na rua Santa Cruz, no centro da cidade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo prefeito José Crespo (DEM), na inauguração da autarquia Investe Sorocaba. A nova pasta tem como titular o delegado de polícia licenciado, José Humberto Urban Filho, que já montou equipe e já está trabalhando em torno do tema.

[irp posts="80993" ]

 

Segurança no Éden

Repercutiu na Zona Industrial de Sorocaba a reportagem publicada pelo jornal Cruzeiro do Sul na edição do último domingo, na página A7, que mostra que o bairro do Éden enfrenta onda de furtos e assaltos. Tanto é que o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Zona Industrial Leste, Carlos Roberto Alves Pereira, o Peninha, organiza uma reunião do órgão para o próximo dia 12, às 19h, na Casa do Cidadão do Éden, na rua Bonifácio Oliveira Cassú.

Ele afirmou que será uma oportunidade para os moradores cobrarem soluções diretamente dos representantes da segurança pública naquela região da cidade. Informou que pela Polícia Civil estará presente o delegado do 6º Distrito Policial, Maurício Orfali, e pela Polícia Militar participará o comandante interino da 4ª Cia. da PM, tenente Maciel. Peninha lembrou que também será oportunidade para que as autoridades policiais prestem contas das ações de segurança pública na região do Éden. Leia Editorial acima.

Pauta fria

A julgar pela pauta, a sessão ordinária da Câmara de Sorocaba de hoje deve ser tranquila. Há vários assuntos remanescentes de outras sessões. Sete projetos de lei estão na pauta em segunda discussão, começando pelo que pretende instituir o “Dia do Desapego Literário”, de incentivo à leitura, a ser comemorado anualmente em 25 de julho.

Também em segunda discussão, será votada a iniciativa que prevê a concessão de descontos gradativos no Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empresas emergentes, conhecidas como startups, dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem setores de interesse público, tais como saúde, educação, segurança e mobilidade.

Problemas no conteúdo

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) está investigando denúncia de supostas práticas abusivas por uma operadora de TV por assinatura em Sorocaba. O problema é que conteúdos já integrantes de planos de consumo, em tese, passaram a ser cobrados em separado. Para o promotor Orlando Bastos, que cuida do caso, “para o consumidor, pagar valores adicionais, por conteúdos novos, parece coerente. Porém, ser obrigado a pagar mais, por conteúdos aos quais já tinha direito, há clara prática abusiva”.

Na abertura do inquérito, o promotor pede que a NET operadora de TV por assinatura, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Procon de Sorocaba sejam oficiados sobre o caso. Além disso, houve uma recomendação para fins de que, imediatamente, sejam liberados todos os conteúdos de séries do canal FOX no Now, para aqueles que já eram assinantes de tal canal, antes da inclusão dos canais FOX Premium.

Primeira-dama no Pirapitingui

A primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Itu, Patricia Müller Gazzola, assume interinamente a administração da Regional do Pirapitingui, no lugar da advogada Aurea Aparecida da Silva Pasqua, desligada do cargo há uma semana. Patricia acumulará as funções no Funssol e na Regional sem nenhuma remuneração. Sobre o motivo da substituição, o prefeito Guilherme Gazzola disse que “foi uma mudança de caráter exclusivamente administrativo, visando estreitar ainda mais os laços entre a comunidade e o governo”.