Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pelo comércio local

16 de Janeiro de 2019 às 11:18

O vereador e presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini (MDB), esteve nesta semana reunido com o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Sérgio Reze. Na pauta, o desenvolvimento do comércio local e a estrutura necessária para que Sorocaba tenha possibilidades de gerar mais oportunidades e empregos. “O Sérgio Reze tem muito a colaborar com a economia sorocabana, não somente na associação, da qual é presidente, como também em outras áreas”, ressalta Dini. Reze colocou-se à disposição do Poder Legislativo, com o qual pretende manter uma parceria pelo bem do município. “É dessa forma, com a união entre os poderes, instituições e entidades, que conseguiremos transformar Sorocaba numa cidade melhor para se viver”, diz o empresário.

Lippi visita

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) visitou ontem o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o novo Hospital Regional. As visitas fazem parte da agenda realizada pelo político em hospitais da região, que incluiu na semana passada a Santa Casa de Sorocaba. Lippi destacou o encontro com a nova gestão do CHS, a organização social Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), e também com a diretoria do hospital. De acordo com ele, o objetivo era conhecer as demandas e as ações recentes realizadas nas unidades. No CHS, destacou a contratação de 500 funcionários, anestesistas e membros de equipes cirúrgicas, além de mudanças nas áreas de urgência e emergência. “Foi muito boa a reunião, tivemos a oportunidade de ver algumas melhorias importantes”, diz. Lippi conta que a gestão agora está realizando um levantamento de equipamentos a serem adquiridos, materiais para cirurgia e algumas reformas que precisarão ser feitas. Ele indica que espera, em conjunto com o novo secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, atuar no atendimento das necessidades do hospital.

Maria Lúcia torna lei

O Programa de Assistência Básica em Reprodução Humana, de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), foi aprovado no fim do ano passado na Assembleia Legislativa de São Paulo, e agora se tornou a lei de nº 16.885/18 no Estado. Um dos objetivos da nova lei, explica a deputada, é a implantação de políticas públicas para tratamento de infertilidade em mulheres carentes. “Trata-se de um amplo programa que assegura garantias de tratamento de infertilidade à população com menor poder aquisitivo”, afirma Maria Lúcia. O programa prevê a redução de custos de medicamentos, o estabelecimento de parcerias com laboratórios médicos e a criação de minilaboratórios para exames e procedimentos de baixa complexidade. “É uma forma de dar as mesmas condições às mulheres, independentemente de situação financeira delas ou das famílias”, diz a parlamentar. Segundo o médico Lister Salgueiro, especializado no assunto e que contribuiu na idealização do programa, hoje existem entre 10 e 16 milhões de casais no Brasil com problema de infertilidade. “Isso afeta não só a taxa de natalidade do País, mas também a estrutura familiar, acarretando, inclusive, em problemas psicológicos aos casais”, afirma. A lei também prevê a criação de um Fundo de Receita de Assistência Básica em Reprodução Humana (FRABRH), voltado para o tratamento e o desenvolvimento das ações estabelecidas no Programa. “É a garantia da destinação de recursos do Orçamento do Estado voltado para a Saúde”, finaliza Maria Lúcia.

Não é pra já

O governo estadual pretende privatizar, em regime de concessão, os aeroportos ligados ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), segundo anunciou o governador João Doria, em Barretos, em sua primeira visita ao interior paulista após tomar posse. Os estudos de viabilidade técnica e econômica serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Daesp. Segundo o portal A Cidade, da Rede APJ, o assunto será definido com os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O programa não é imediato. Será executado ao longo dos quatro anos de governo. São estes os aeroportos administrados pelo Daesp que entrarão na privatização por meio de concessão: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Dracena, Franca, Marília, Penápolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Manuel, Sorocaba, Tupã e Votuporanga. Quem tem aeronave diz que vai ficar mais caro. E hoje já tem aeroporto privatizado querendo entregar a conta, ou melhor, o preju.

Prêmio pela Paz

Até o dia 30 de abril de 2019 estarão abertas as inscrições para o Prêmio pela Paz, promovido pela Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos. O objetivo é reconhecer governos locais que implementaram iniciativas na prevenção de conflitos, resolução de conflitos e/ou construção da paz, e que geraram um efeito significativo na comunidade. Sorocaba é hors concours.