Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pedido de CEI sobre vacinas

16 de Abril de 2021 às 00:01

Pedido de CEI sobre vacinas Crédito da foto: Divulgação

Oito vereadores do Legislativo são-roquense pediram abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias de possíveis irregularidades na utilização de vacinas para a Covid-19 no município. A solicitação foi feita ao presidente da Casa, vereador Julio Mariano. Dentre os autores do pedido de CEI, quatro compõem a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) instituída na Câmara em fevereiro deste ano para acompanhar o plano de vacinação na cidade. Em nota, a Prefeitura de São Roque informa que abriu sindicância para apurar supostas irregularidades no dia 10 de abril. “O governo municipal é o maior interessado na apuração de quaisquer fatos que possam prejudicar o cidadão são-roquense e a lisura dos processos públicos. Esta administração não tem compromisso com o erro e suas variantes”, diz a Prefeitura de São Roque.

Apoio ao kit Covid

Em entrevista ontem à rádio Cruzeiro FM 92,3, o deputado federal Capitão Derrite (Progressistas) defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19, com os medicamentos ivermectina e azitromicina, implantado em Sorocaba desde o dia 19 de março pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). O protocolo médico inclui ainda dipirona e paracetamol e foi elogiado pelo parlamentar. Derrite usou como exemplo a cidade vizinha Porto Feliz, onde o kit Covid foi adotado pela administração municipal em março do ano passado.

Comprovação

De acordo com o deputado Derrite, não há tempo para exigir comprovação científica. “Não existe como apresentar em meio a uma guerra, temos que corrigir o problema. Independente de comprovação científica, enquanto não tem vacina para todos, é o tratamento precoce que salva”, fala. Ele conta que testou positivo para Covid-19, assim como sua esposa, e fez uso dos medicamentos previstos no tratamento precoce.

CPI

Sobre a CPI Covid, o deputado federal disse ser favorável às investigações de todos, incluindo prefeitos e governadores, porém, é contra o foro privilegiado. “É preciso analisar todos os contratos e repasses bilionários e ver onde tem erros. A inclusão de prefeitos e governadores é justa. Aqueles que estão criticando, vai ver é porque estão com medo”, considera.

Banco de alimentos

A Prefeitura de Piedade concluiu a implantação do Banco Municipal de Alimentos. A iniciativa visa arrecadar alimentos para distribuir às entidades assistenciais e também às famílias em vulnerabilidade social no município. O banco fica no Centro de Abastecimento de Piedade (Ceabasp) e iniciou as atividades ontem. Para organizar as doações, a equipe do Banco de Alimentos realiza cadastro dos produtores rurais. Os agricultores interessados em ajudar podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelos telefones (15) 3244-3373, 3244-1034 ou 3344-1100.