Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oito mil doses de vacina

18 de Outubro de 2020 às 00:01

Oito mil doses de vacina Crédito da foto: Divulgação / Secom

O “Dia D” das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação foi movimentado ontem (17). Nas 30 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Sorocaba foram aplicadas 8.045 doses, sendo 4.072 VOP (Vacina Oral Poliomielite), 417 SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e 3.556 de outras vacinas. Os dados parciais são referentes até às 16h. O balanço completo será divulgado segunda-feira (19). A aplicação das vacinas ocorreu das 8h às 16h30. O “Dia D” teve como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção foi a atualização da situação vacinal e promover o aumento das coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças. Quem não pôde comparecer no ‘Dia D’ para a imunização, as campanhas continuam nas UBSs até o dia 30 de outubro.

Vereador de Guareí morre de Covid

O vereador José Paulo Luciano da Silva (MDB), de 68 anos, morreu sexta-feira, 16, em decorrência da Covid-19, em Guareí. O político disputaria o 7.º mandato na Câmara de Vereadores nas eleições deste ano. Ele estava internado em um hospital de Sorocaba e não se recuperou. Um irmão do vereador, Edvaldo Luciano Soares, que já foi vice-prefeito da cidade, também contraiu o vírus e morreu há um mês. De acordo com familiares, José Paulo era hipertenso e diabético. Guareí tem 18.887 habitantes registra 447 casos positivos e 12 óbitos confirmados pela Covid-19.

Oitavo do interior

José Paulo é o oitavo vereador morto após contrair o coronavírus no interior de São Paulo desde o início da pandemia. No último dia 12, a vítima foi o vereador José Olímpio Jorge Naben, o Euripinho, do DEM de Barretos. Em 15 de setembro, o vírus matou o vereador Fernando Raimundo da Silva, o Fernando Baiano (PSDB), da Câmara de Guapiaçu. Também morreram com a doença os vereadores Adilson Perciliano (DEM), de Tarumã; Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), de Nova Odessa; Antonio Aparecido Falchi (DEM), de Cândido Rodrigues; Valéria Andrucioli (PDT), de Pontal, e Ronaldo Beraldo (PR), de Arandu. Os três últimos estavam no exercício da presidência das respectivas Câmaras.

Dois prefeitos

A Covid-19 também causou a morte de dois prefeitos paulistas que estavam no exercício da função pública. O prefeito de Borebi, Antônio Carlos Vaca (PSDB), morreu no dia 20 de junho, aos 75 anos. O prefeito de Santo Antônio de Aracanguá, Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues (DEM), morreu no dia 26 de junho, com 35 anos. Nos dois casos, os vices assumiram as prefeituras.

Ex-vereador

O ex-vereador sorocabano Coronel Rozendo (PV), que também tentava seu retorno à Câmara, morreu vítima de Covid-19 na última quinta-feira, dia 15, em um hospital particular da cidade.