Buscar no Cruzeiro

Buscar

O caso Saturnia

11 de Abril de 2020 às 00:01

Crédito da foto: Vinicius Fonseca (19/2/2020)

O deputado estadual Carlos Cezar (PSB) enviou, na última quinta-feira (9), um ofício à presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, solicitando a urgente adoção de medidas para pôr fim à emanação de gases tóxicos provenientes do terreno da antiga empresa Saturnia, na zona industrial de Sorocaba. O problema vem causando, há meses, sérios transtornos de saúde aos moradores das áreas residenciais vizinhas como os bairros Éden e Iporanga, sem que se tomem qualquer providência.

Parceria

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba firmou uma parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba (SES). O objetivo é veicular dentro da programação da TV Câmara, duas vezes ao dia -- de manhã e à tarde --, em sinal aberto com alcance em toda a cidade e municípios da região, atividades educacionais para os alunos da rede municipal de ensino.

Kits de alimentação

A Prefeitura de Iperó, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social iniciaram a entrega dos kits de alimentação e higiene. A ação e continuará ao longo da próxima semana e o objetivo é garantir a distribuição de mais de 1000 kits em todos os bairros da cidade. A iniciativa é mais uma medida da administração municipal para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social neste período de enfrentamento do coronavírus. Os kits, que são entregues na residência das famílias, além dos produtos habituais, ganharam um frasco de álcool em gel doado pela empresa Gualapack e uma máscara de tecido.

Legal ou ilegal?

O professor Luiz Augusto Filizzola D’Urso, advogado especialista em direito digital e professor de direito digital no MBA da FGV e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas afirmou que é legal o monitoramento de celulares pelo governo do estado de São Paulo para evitar aglomerações e disseminar o coronavírus. “O monitoramento anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo pode ocorrer e não é ilegal, isto porque trata-se de uma medida com caráter emergencial, objetivando a proteção da saúde pública e da vida, além de que os dados monitorados serão anonimizados”, diz. “Vale lembrar que esta situação seria permitida, mesmo que a Lei Geral de Proteção de Dados já estivesse em vigor.”

Novos horários no transporte

O prefeito de Salto, Geraldo Garcia, recebeu no final da tarde da última quarta-feira (8), a AutoÔnibus Nardelli, representada por Rodolfo Nardelli, que apresentou os números das últimas semanas da operação do transporte público. Conforme o Executivo da cidade, será preciso redefinir o serviço para que funcione de forma essencial, mas com reduções nos horários onde não está havendo circulação. Em números gerais, conforme a Prefeitura de Salto, houve queda de 77% no número de passageiros que utilizam o transporte público no último mês. A nova tabela deve ser divulgada no início da próxima semana e o usuário pode baixar o aplicativo CittaMobi para acompanhar em tempo real, o horários e veículos disponíveis.