Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de funcionários tem divergência na Câmara de Sorocaba

18 de Dezembro de 2019 às 00:01

Número de funcionários tem divergência na Câmara Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

Há uma divergência de informações entre o real número de funcionários concursados e o de comissionados na Câmara de Sorocaba, que está divulgado no Portal da Transparência, e o que é informado pelos próprios vereadores ou pela assessoria de imprensa da Casa.

No Portal da Transparência, como o próprio nome sugere, os dados são do mês de novembro de 2019 e trazem os seguintes números: 258 funcionários, sendo 130 concursados, 108 comissionados e 20 vereadores. Entre os cargos comissionados há assessores, chefes de gabinete e secretários.

Pelas informações constata-se que há mais concursados do que comissionados. Porém, quando começou o impasse das possíveis exonerações dos assessores comissionados, alguns vereadores citaram outros números: 112 comissionados e 108 concursados, ou seja, neste caso, o número de comissionados seria maior do que o de concursados.

Diante da divergência dos números, o Cruzeiro do Sul questionou a Câmara sobre, afinal, quais são os números reais e recebeu a seguinte resposta: 108 comissionados e 109 concursados, isto é, apenas um funcionário a mais em relação aos indicados.

Questionada sobre o Portal da Transparência, a Câmara explicou que os números ali são do mês de novembro e que serão atualizados em janeiro, com o fechamento do mês de dezembro.

Alertas do TCE

Além da Prefeitura de Sorocaba, a Câmara também recebeu um total de oito alertas do Tribunal de Contas do Estado (TCESP) no período de janeiro a outubro de 2019, segundo dados do próprio órgão. Entre as orientações ao Legislativo sorocabano, o Tribunal alertou sobre o cumprimento das entregas de documentação exigida, despesas com pessoal em relação ao último ano de mandato e ano eleitoral, além de alertas para o limite constitucional para o gasto com folha de pagamento e comprometimento da execução orçamentária.

Situação saudável

Questionada, a Câmara de Sorocaba informa que “os alertas emitidos pelo Tribunal de Contas baseados em análises de projeções feitas por ele, a qual respeitamos, mas ressaltamos que as contas da Câmara Municipal de Sorocaba permanecem bem geridas e saudáveis, nos possibilitando, inclusive, num primeiro momento, a devolução de R$ 2,5 milhões à Prefeitura de Sorocaba este ano”, diz. O Legislativo afirma ainda que “todas as medidas referentes aos alertas foram tomadas, assim como a pronta entrega de todos documentos solicitados e manutenção das contas em ordem, como sempre ocorreu”, informa.

Nova empresa e empregos

A Prefeitura de Sorocaba promete anunciar nesta quarta-feira (18) a instalação de uma nova empresa na cidade, com a expectativa de gerar aproximadamente 100 empregos em 2020. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda, Robson Coivo, durante a entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, na sede do Ciesp Sorocaba, sobre as expectativas dos setores da indústria, comércio e serviço de Sorocaba e região. Coivo não adiantou o nome da empresa, mas disse que o protocolo de intenções será assinado nesta quarta, às 15h. O secretário disse ainda que para 2020 Sorocaba deverá ganhar mais empresas, além da segunda unidade do supermercado Confiança, na zona lesta, na avenida São Paulo. A primeira foi inaugurada recentemente na avenida Armando Pannunzio, na zona oeste.