Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nem o próprio partido sabia?

22 de Agosto de 2018 às 10:02

Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (15/8/2008)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem mais um candidato a deputado por Sorocaba, também ligado a igreja evangélica, Assembleia de Deus. E, surpresa, é um outro pastor, que concorre para deputado federal.

Parece que existe uma concorrência acirrada entre os próprios candidatos do mesmo partido e pela mesma cidade, como já aconteceu há alguns anos dentro do PSDB. Alguns não divulgam os nomes dos concorrentes às vezes nem mesmo sendo da mesma coligação.

Não bastasse essa concorrência entre irmãos na religiosidade, a disputa vai ser bem mais acirrada este ano com tantos nomes para os eleitores escolherem em quem votar. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os bens declarados pelos candidatos, o mais novo pastor concorrente declarou nada, ou seja, nenhum bem.

Mais depoimentos

A CPI da Cies Global ouviu ontem, na Sala de Reuniões da Câmara de Sorocaba, a coordenadora da Central de Regulação da Secretaria da Saúde, Tatchia Puertas Garcia Poles, que era integrante da comissão de acompanhamento do contrato da empresa com a Prefeitura. Foi a partir de relatos da depoente sobre dificuldades para registrar em sistema a produção da Cies Global que foi aberta uma auditoria da Prefeitura sobre o serviço.

Essa auditoria, com duração de uma semana, apontou que procedimentos realizados uma única vez foram cobrados de forma múltipla e outros foram cobrados sem comprovantes de realização. A empresa foi responsável pela gestão de uma tenda montada no estacionamento da UBS do Jardim São Guilherme para realizar atendimentos da área de saúde. Na próxima terça-feira (28), prestarão depoimentos à CPI o ex-secretário de Saúde, Ademir Watanabe, e o fundador e diretor-executivo da Cies Global, Roberto Kunimassa Kikawa.

Descaso na coleta de sangue

O vereador do DEM protocolou no Ministério Público Estadual, na tarde de ontem, representação contra o governo do Estado, em relação ao pouco caso no atendimento à coleta de sangue de doadores de medulas ósseas em Sorocaba. Conforme deliberação estadual, Sorocaba tem um limite de 200 coletas por mês para novos doadores. O documento foi entregue pessoalmente à promotora de justiça Cristina Palma, que já havia tomado ciência do assunto e que informou que vai propor ação cível para solicitar a ampliação da coleta.

“Ela até já acionou a Procuradoria de Justiça, para obter mais detalhes e demais documentações para embasar uma ação. Mas num primeiro momento, a meta é tentar obter uma liminar judicial para que o serviço não seja restringido”, disse o vereador. A promotora também apontou a disparidade de cotas de coleta liberadas para outras instituições no Estado, com população similar e até menor que Sorocaba, mas com uma capacidade de atendimento maior. É o caso do Hemonúcleo de Ribeirão Preto, que tem 1.500 cotas de coleta de sangue autorizadas por mês. Ao menos desta vez o assunto não foi depoimentos de recuperados.

Missão da OEA nas eleições

A pouco mais de um mês das eleições, uma missão precursora de observadores estrangeiros designada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) desembarcará em Brasília. Hoje, amanhã e sexta-feira, a responsável pela missão, a ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchila, e equipe terão uma série de reuniões para definir os trabalhos no período de 7 a 28 de outubro, quando ocorrem o primeiro e o segundo turnos. Para especialistas em direito eleitoral, a presença dos observadores é interpretada como uma forma de aperfeiçoamento do sistema e também de futura cooperação para adoção de medidas que considerem essenciais no processo. A participação da missão faz parte das práticas das nações democráticas em que há eleições livres, justas e competitivas.

Mudanças climáticas

Nesta quinta-feira (23), das 9h às 12h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) realizarão o Seminário “Planejamento Urbano Resiliente e de Baixo Carbono” no auditório da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista. O evento faz parte do projeto “Urban LEDS II Acelerando a Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono”, do qual Sorocaba participa e envolve cerca de 60 cidades do mundo na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris.

Galeria

Confira a galeria de fotos