Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motim?

19 de Março de 2019 às 06:41

Motim? Câmara de Votorantim. Crédito da Foto: Emídio Marques/Arquivo JCS

A Câmara Municipal de Votorantim, em carta para diversas instituições e demais Casas Legislativas da região, expressou um aparente descontentamento com a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). No texto, o Legislativo votorantinense diz que “não é possível observar o impacto positivo e o benefício da criação da Região Metropolitana para a cidade de Votorantim”, e, pelo contrário, poderia apontar situações negativas. Ao presidente da RMS, Guilherme Gazzola, o documento questiona qual o impacto e o benefício que a organização tem trazido para a cidade. A carta foi interpretada por alguns legisladores como o princípio de um motim contra a RMS.

Meio Ambiente

A Câmara de Iperó recebe até amanhã a exposição sobre a história do professor e ambientalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller. A exposição já passou pela Prefeitura da cidade e seguirá para outros locais do município. O evento é promovido pela Secretaria da Educação e a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (Serat). Em paralelo, alunos da rede municipal de ensino estão participando de ações de limpeza dos rios Sorocaba e Sarapuí.

Gasto com combustível

No sábado (16) esta coluna informou que o vereador Francisco França (PT) havia gasto R$ 1.059,12 com despesa com gabinete. O correto é R$ 840,57. Ainda assim, é o maior gasto do parlamentar dos últimos 14 meses. Ele foi o quarto parlamentar que mais gastou no mês de fevereiro.

É hoje!

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga problemas relacionados ao trabalho voluntário na Prefeitura de Sorocaba realizará hoje as primeiras oitivas do caso. Será a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal. Os primeiros convocados são o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, Carlos Henrique Mendonça, chefe de gabinete do Poder Executivo, e Suelei Gonçalves, da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Sias), pasta responsável pelos contratos de Voluntários.

Varejo alimentar como termômetro

Janeiro é, tradicionalmente, o mês com maior índice de desligamentos de trabalhadores no ano e o primeiro mês de 2019 não fugiu à regra. De acordo com um levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o setor de varejo alimentar no Estado fechou 7.208 postos de trabalho em janeiro de 2019. Este foi o pior resultado para o mês desde 2015, quando foram observadas 8.591 demissões. Apesar do resultado apresentado em janeiro, a expectativa da Apas para 2019 é otimista com a criação líquida positiva de 9 mil vagas, número superior aos resultados de 2017 (8.592) e 2018 (5.133).

“Ao fazer uma análise por canal, podemos perceber a causa deste resultado. A geração negativa dos supermercados e hipermercados foi de 5.370 pessoas, quase 700 desligamentos a menos que em janeiro do ano passado, e menor ainda que os anos de crise forte, de 2014 a 2016, ficando bem próximo de anos bons como 2011, o que é um ótimo sinal”, explica o economista da Apas, Thiago Berka.

Alesp aprova data de posse

Deputados eleitos a partir da 21ª legislatura tomarão posse no dia 1º de fevereiro, assim como ocorre em outras Assembleias Legislativas do país. Isso graças a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovado em plenário na última quinta-feira. Atualmente, os deputados estaduais eleitos em São Paulo tomam posse no dia 15 de março, como aconteceu sexta-feira passada. A PEC, de autoria conjunta de 35 deputados, tem o objetivo de alinhar-se às demais Casas Legislativas de outros Estados, diminuindo também o intervalo em relação à posse do governador, que ocorre em 1º de janeiro. Uma das justificativas é que, da maneira como é hoje, deputados que não foram eleitos junto com o governador continuam a apresentar projetos para o mesmo.