Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moção de Congratulação

24 de Outubro de 2018 às 09:37

Moção de Congratulação Crédito da foto: Fábio Rogério

Membros da Loja Maçônica Saber Fraterno estiveram visitando a direção do Jornal Cruzeiro do Sul para a entrega de Moção de Congratulação, aprovada por unanimidade em reunião “pela representação dos sentimentos dos cidadãos de bem” pelo Editorial de capa da edição de 29/9 “Para onde vamos? Hora de decidir. Hora de ter coragem para respeitar a mente e a honra”. O comitê formado por José Antonio Belloti, Carlos Henrique Guariglia, João Roberto da Fonseca (presidente da Loja Maçônica Saber Fraterno) e Israel Pereira foi recebido pelo presidente da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos e por Tiberany Ferraz.

Moção de repúdio

A Câmara de Sorocaba aprovou a moção de repúdio, proposta pelo vereador Wanderley Diogo (PRP), sobre o aumento da tarifa de energia elétrica pela CPFL Piratininga, que passou a valer ontem. O reajuste da tarifa foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 16. A CPFL Piratininga atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios no interior e litoral de São Paulo, sendo 15 deles na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O aumento é de 18,7% para consumidores de baixa tensão (residências e pequenos comércios) e 20,18% para os de alta tensão (indústrias e grandes comércios), o que dá uma média de 19,25%. O vereador autor da moção também usou a tribuna da Câmara para repudiar o aumento da tarifa de energia elétrica e destacou o editorial do jornal Cruzeiro do Sul, que cobrou respostas para o abusivo aumento. Wanderley disse que o reajuste foi um “presente de Natal” do governo federal para os cidadãos atendidos pela CPFL. A associação Comercial de Sorocaba (Acso) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) também criticaram o reajuste e estudam medidas contra o abuso praticado.

Bate-boca na Câmara

O vereador Irineu Toledo (PRB) foi vaiado pelo público que estava na galeria da Câmara de Sorocaba durante um bate-boca em plenário com a vereadora Fernanda Garcia (Psol). Os dois bateram boca durante a discussão do projeto de lei sobre a instalação de alarmes para evitar furtos de cabos elétricos nas escolas municipais. O vereador estava falando sobre a proposta quando a vereadora pediu uma questão de ordem no plenário, mas não foi atendida pelo presidente, que no momento era o vereador pastor Apolo (PSB). Fernanda disse que o presidente tinha “por obrigação” passar a palavra a ela, já que assim diz o regimento interno da Casa. Irineu continuou falando ao microfone e disse que a vereadora teria que esperá-lo terminar sua argumentação, visto que ela, segundo ele, manda os colegas “calarem a boca”. A vereadora disse que irá pedir ao departamento jurídico da Câmara um parecer sobre o ocorrido porque quando o parlamentar pede questão de ordem o plenário tem que ficar em licença e a palavra ser concedida a quem solicitou. Ela classificou a atitude do colega Irineu como “falta de respeito” e “má criação”.

Araçoiaba da Serra

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra comentou a reportagem publicada pelo Cruzeiro na edição de ontem sobre os problemas apontados pelo Tribunal de Contas do Estado referentes a uma unidade escolar da cidade. O Executivo afirmou que a creche Professora Eliane Aparecida Plens Cavalheiro foi reformada em 2015, por se tratar de um prédio antigo, e que já está em estudo junto à Secretaria Municipal de Obras, serviços de adequação dos espaços da unidade.