Buscar no Cruzeiro

Buscar

Menos transparência em site da Câmara de Sorocaba

19 de Janeiro de 2019 às 10:45

Câmara adia votação de projetos polêmicos  Portal da Transparência da Câmara de Sorocaba deixou de oferecer a possibilidade de filtro na folha de pagamento. Foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/8/2017)

Não se sabe quando, mas o Portal da Transparência da Câmara de Sorocaba deixou de oferecer a possibilidade de filtro na folha de pagamento onde era possível separar os gastos com funcionários comissionados, concursados e o que foi pago aos vereadores. Pesquisa desse modo era possível de ser realizada ao menos até 2017. Se quiser a separação, o cidadão ou quem quer que esteja interessado, precisará percorrer um longo caminho: questionando a Câmara por ofício. Apesar disso, o Legislativo sustenta que os dados nunca estiveram lá e que houve apenas modificações no layout. Isso é ser transparente junto ao eleitor?

Segurança é prioridade de Doria

Parece que o tema da segurança pública é prioridade não só no governo do presidente Jair Bolsonaro como no governo de João Doria no Estado de São Paulo. Como uma fórmula que parece que deu certo e que caiu no gosto popular, a questão da segurança pública tem servido para alavancar campanhas políticas e elegar candidatos, como o que ocorreu nas eleições 2018. Durante a campanha, Doria sempre destacou que a segurança pública seria uma das prioridades de seu governo, falando de diversas ações que pretende fazer ao longo de sua gestão. Logo nos primeiros dias de governo, ele colocou policiais militares nas ruas em todo o Estado para aumentar a sensação de segurança do povo paulista. E constantemente Doria tem divulgado ações semelhantes em suas redes sociais. Uma dessas ações é a chamada “Operação São Paulo Mais Seguro”, que em sua segunda edição só este ano colocou mais de 20 mil homens nas ruas. O governador também deu destaque para o número de pessoas que foram detidas nessas ações, totalizando, segundo Doria, 743 criminosos a menos nas ruas de São Paulo. Parece que quem não investir em segurança pública perde credibilidade e votos com o eleitor.

Crespo na mesma linha

Em Sorocaba, o chefe do Executivo também parece caminhar na mesma linha. O prefeito José Crespo (DEM) tem dito em entrevistas à imprensa que a segurança pública na cidade é de responsabilidade dele e que pretende transformar 32 unidades do Sabe Tudo, que estão fechadas e abandonadas, em postos fixos da Guarda Civil Municipal (GCM) nos bairros da cidade. Contudo, Crespo disse que tal medida ainda não foi colocada em prática por falta de verba, e que pretende recorrer ao ministro Sergio Moro, em Brasília, para conseguir recursos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A medida deverá ajudar a pelo menos dar mais segurança aos moradores no bairro. Mas, tal iniciativa, como a polêmica guarita da GCM na praça central, praticamente em frente à Catedral Metropolitana de Sorocaba não ajudou a intimidar os criminosos que tentaram assaltar uma agência do banco Bradesco, a poucos metros do tal posto fixo da GCM, na praça Coronel Fernando Prestes. A tentativa de assalto teve inclusive reféns, entre funcionários do banco e correntistas.

Pesquisa paulista

O Instituto Butantan firmou em dezembro um acordo de colaboração internacional que deve acelerar o desenvolvimento de sua vacina contra a dengue. O imunizante foi patenteado nos Estados Unidos e está na etapa final de testes, a chamada fase 3, com 17 mil voluntários do Brasil. O acordo prevê um aporte inicial para o Butantan de US$ 26 milhões, a serem pagos pela multinacional norte-americana MSD (Merck Sharp & Dohme). É o que mostra a revista Pesquisa, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Recuperação econômica

A melhora do ambiente econômico, registrado nas contas públicas da União e dos Estados como um todo, se fez sentir também no âmbito municipal, de acordo com levantamento divulgado esta semana pelo anuário Multi Cidades Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Os municípios obtiveram um desempenho pelo menos igual ao dos demais níveis de governo. A receita corrente municipal, que havia encolhido no biênio 2015-2016, em 2,3% e 2,6% respectivamente, registrou um aumento de 2,1% em 2017. De acordo com a FNP, em 2017 o resultado consolidado das contas municipais apresentou um superávit de R$ 13,35 bilhões, o maior desde 2002, ano em que se iniciou a série histórica de dados compilados por Multi Cidades.