Informação Livre

Melhora do mercado de trabalho

Melhora do mercado de trabalho
Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (9/9/2020)

O resultado positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em setembro, com a recolocação de 247 trabalhadores no mercado de trabalho, já indica um processo de aquecimento da empregabilidade em Sorocaba.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) a cidade apresenta saldo positivo há dois meses e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat), vinculado à pasta, tem contribuído para a reinserção de profissionais. Os setores que mais contrataram no período foram os de indústria, prestação de serviços e comércio

A orientação do Pat segue a mesma. Aqueles que possuem habilidade com os meios digitais podem se cadastrar através do site empregabrasil.mte.gov.br, ou através do aplicativo Sine Fácil, disponível para smartphones.

O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, com limite diário de 200 senhas, atendendo ao Plano São Paulo do governo estadual que visa evitar aglomerações. Vale reforçar que o cidadão só será atendido se estiver utilizando máscara de proteção facial.

Reeleição

Dos 5.568 municípios que escolherão prefeitos nas eleições deste ano, em 3.383 (61% do total) os atuais gestores concorrerão à reeleição. Outros 1.015 prefeitos poderiam concorrer por estar no primeiro mandato, mas não vão tentar. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ao todo, 19.164 candidatos concorrerão ao cargo de prefeito. Dos atuais prefeitos, 4.398 (79%) estão em seu primeiro mandato. Os prefeitos de 13 capitais brasileiras tentarão a reeleição. Doze estão no segundo mandato e não podem disputar um novo pleito.

Mandato-tampão

Eleito de forma indireta pelos vereadores, Akio Matsuura, do PSDB, assumiu ontem a prefeitura de Lins, no interior de São Paulo, para um mandato-tampão de 83 dias. Ele venceu por um voto de diferença as eleições realizadas na noite de sexta-feira na Câmara Municipal. É a primeira vez na história política recente do Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que São Paulo tem uma eleição indireta. O motivo foi a cassação do ex-prefeito Edgar de Souza e do vice Carlos Alberto Daher, ambos do PSDB, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rodovias

Apesar de grande volume de veículos nas principais rodovias estaduais, já no início do feriado prolongado, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) havia recomendado evitar viagens desnecessárias por conta de exposição ao risco de contaminação pela Covid. Autoridades de saúde alertam que a doença continua sendo transmitida. O risco é maior para viagens de lazer ao litoral, devido à concentração de pessoas nas praias ou proximidades.

Leilão de arte

O leilão de arte da massa falida do Banco Santos, determinado pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, arrecadou, em 10 dias, R$ 25,2 milhões. Dos 1.910 itens leiloados, 1.493 foram arrematados. O valor será utilizado para o pagamento de credores.

Brinquedos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) faz recomendações sobre o uso e características de brinquedos, por ocasião do Dia das Crianças, amanhã. Após a compra, o advogado Igor Marchetti, do Idec, explica que é importante que os pais leiam o manual de instruções e acompanhem a criança, para ver se o produto corresponde ao apresentado na embalagem. Em caso de problemas, explica, é possível pedir a troca ou a devolução do valor pago em um prazo de 90 dias.

Comentários