Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maio Amarelo faz conscientização

07 de Maio de 2019 às 00:31

Maio Amarelo faz conscientização Crédito da foto: Secom Sorocaba

Até o final do mês, 20 ações práticas serão realizadas dentro da campanha Maio Amarelo, que é nacional, e em Sorocaba vai ser desenvolvida pela Urbes - Trânsito e Transportes. O objetivo da campanha é conscientizar os motoristas sobre os altos números de acidentes e mortes no trânsito. Entre as ações programadas estão treinamentos para motociclistas, blitz educativas no trânsito, palestras sobre segurança em empresas, universidades e escolas. No último sábado, motociclistas participaram de um treinamento prático no Parque das Águas. Hoje haverá treinamento para motoristas de ônibus do Consórcio Sorocaba (Consor). Dia 28, será para os da STU.

Crimes de internet

A Câmara de Sorocaba realiza nesta terça-feira, às 19h, palestra em alusão à Semana Municipal de Conscientização Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate aos Crimes de Internet. O palestrante da noite será o professor Eugênio Rocha, sociólogo, educador na área da educação superior, coordenador do Projeto Vencer, que atua no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, e autor do livro “Você Precisa Acreditar”.

Pendências com o TCE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) publicou, no Diário Oficial do Estado, uma relação com os municípios e responsáveis pelas contas públicas que deixaram de enviar documentação, para fins do acompanhamento previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00). O Comunicado GP nº 13/2019, editado pelo presidente do TCE, conselheiro Antonio Roque Citadini, traz uma relação com 142 municípios que descumpriram as instruções da Corte de Contas. O descumprimento do prazo previsto no calendário de obrigações poderá ensejar a aplicação de multa, a critério dos relatores dos processos de contas anuais. O não envio da documentação, segundo informou o Tribunal de Contas paulista, prejudicou as análises contábeis referentes ao resultado do primeiro bimestre de 2019 que são feitas por meio da Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp). A íntegra do resultado do 1º bimestre, com os municípios que deixaram de enviar o Balancete Contábil, pode ser consultada por meio do link http://bit.ly/2UUNpn9. Em tempo: Sorocaba não consta desta lista.

Verbinha

O Ministério Público do Estado de São Paulo arquivou um inquérito que investigava o uso da famigerada verbinha -- despesas miúdas de pronto pagamento -- na Prefeitura de Sorocaba. O inquérito foi aberto em abril do ano passado após denúncia de uma servidora. O inquérito civil era conduzido pelo promotor Orlando Bastos Filho.

Tapa-buraco

A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras divulgou ontem o cronograma de tapa-buraco de Sorocaba referente ao mês de maio. Na lista, Cajuru do Sul, Campolim, Central Parque, Centro, Éden, Vila Haro, Jardim Emília, Jardim Europa, Jardim Faculdade, Germiniani, Guadajara, Simus, São Paulo, Vitória Régia e Vila Helena. O Jornal do Município de ontem também trouxe os locais onde ocorrerão troca de lâmpadas. Mais de 200 pontos em quatro vias serão inspecionados.