Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macs em vídeo

19 de Setembro de 2018 às 07:44

Macs em vídeo Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) exibe nesta quarta-feira (19), às 19h, o documentário “Be, Was, Being, Yby-Soroc”, de Chores Rodrigues e Pedro Lopes. Assim como a exposição “Yby Soroc” -- do próprio Lopes --, a obra aborda a cidade de Sorocaba através da História da Arte, desde antes da sua fundação até os dias de hoje. A entrada é gratuita e o Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro.

Assista à entrevista da presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Cristina Delanhesi, ao editor-chefe do jornal Cruzeiro do Sul. No vídeo, que pode ser assistido no portal cruzeiro.com.br ou acessando o QRCode com o celular, além da exposição Yby Soroc, foram abordados ainda assuntos como a história do museu e a arte sorocabana.

Cemitério de pás eólicas

Entre os requerimentos inclusos na sessão ordinária de ontem, o de número 1.864, do vereador João Donizeti (PSDB), solicita informações do Executivo sobre o “cemitério” de pás eólicas, abandonadas no Distrito Industrial de Sorocaba. O assunto foi denunciado pelo Cruzeiro do Sul no dia 13, em reportagem do jornalista Marcel Scinocca. Os objetos foram usados pela Tecsis Tecnologia e Sistemas Avançados S.A. A estimativa é de que restaram nos terrenos quantidades que ultrapassam 1.300 toneladas. Além do município, o parlamentar solicita que sejam oficiados e pede providências ao Ministério Público, à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e ao Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN). Leia carta da Tecsis que foi ouvida durante a reportagem e vem agora, novamente se manifestar. O Cruzeiro do Sul possui diversas fotos que mostram o estado em que se encontram as pás eólicas.

Bate-boca

Os vereadores Irineu Toledo (PRB) e Iara Bernardi (PT) protagonizaram um bate-boca durante a sessão ordinária de ontem. Durante um dos projetos de lei mais debatidos da manhã, o 231/2018, visando alterar a redação dos artigos 2º e 3º da Lei 9.551, de maio de 2011, que dispõe sobre a prática de maus-tratos e crueldade contra animais, o líder de governo do prefeito José Crespo (DEM) pediu a palavra para fazer suas considerações. Disse que é um dos grandes defensores da causa animal, mas criticou o fato de, segundo ele, muitos candidatos nas eleições nacionais deste ano estarem usando da premissa para angariar votos. Na crítica, citou alguns partidos, inclusive o de Iara, e complementou dizendo que anularia o próprio voto no próximo certame. Foi, então, chamado de “irresponsável” pela vereadora, o que deu início a uma discussão verbal, apartada por José Francisco Martinez (PSDB).

Praça de Itu

Nesta quinta-feira (20/9), ao meio-dia, ocorre a cerimônia oficial de entrega da obra de reforma e revitalização da Praça da Independência (Carmo), realizada por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Para a cerimônia está prevista a presença do secretário de Estado de Turismo, Junior Aprillanti. No local o piso de mosaico português foi recuperado e limpo, a fonte luminosa ganhou revestimento cerâmico, o palco foi pintado, todos os canteiros e lixeiras foram recuperados, o playground recebeu piso intertravado emborrachado, novo alambrado, rampa de acesso e novos brinquedos para as crianças aproveitarem ainda mais o espaço. Agora a praça também conta com iluminação de LED, tanto nos postes quanto nos refletores das árvores.