Buscar no Cruzeiro

Buscar

Linha de frente da Covid

20 de Abril de 2021 às 00:01

Linha de frente da Covid Crédito da foto: André Coelho / Arquivo AFP (5/3/2021)

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram, na manhã desta segunda (19), durante sessão extraordinária virtual, o projeto de lei complementar (PLC) 5/2021, que prorroga, por até um ano, o contrato de trabalho dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em hospitais estaduais. Ao todo, são 934 profissionais, sendo 63 oficiais de saúde, 134 médicos, 23 técnicos de laboratório, 307 técnicos de enfermagem, 260 enfermeiros, 18 auxiliares de laboratório e 129 agentes de saúde. O texto segue agora para sanção do Executivo. A expectativa de impacto orçamentário da medida é de R$ 25 milhões, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. De acordo com ele, o reforço profissional vai garantir o “pleno funcionamento dos serviços de saúde”.

Auxílio a crianças

Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda, a pagar ou a restituir, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (Funcad) e beneficiar diferentes projetos. Este ano, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi prorrogada até 31 de maio. As pessoas que fazem a declaração em formulário completo podem ajudar, destinando até 3% do imposto devido ao Funcad. Já a declaração de Pessoa Jurídica, de empresas em regime de lucro real, que teve o prazo prorrogado para até 31 de julho, poderão destinar até 1% do IR devido ao Funcad. Com essa doação, o valor do IR que iria para os cofres federais permanece em Sorocaba, beneficiando projetos que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5300 ou pelo e-mail [email protected].

Sessão da Câmara

Transparência nos recursos da merenda escolar, recriação do Conselho Municipal do Jovem e lei mitigadora sobre empreendimentos imobiliários são os temas dos projetos em pauta na 17ª sessão ordinária da Câmara de Sorocaba nesta terça-feira, 20. O Legislativo volta, por determinação da Mesa Diretora, a realizar duas sessões ordinárias por semana, nas manhãs de terça e quinta, de maneira mista, sendo facultativa a presença física dos vereadores.

Educação empreendedora

Promovido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) e Sebrae, com apoio da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (Arinter-CPS), o 1º Seminário Internacional de Educação Empreendedora vai debater o ensino formal de empreendedorismo nas escolas e universidades. O evento on-line será realizado no dia 12 de maio. Os painéis vão abordar o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de qualidades e habilidades para empreender, a capacidade de enxergar oportunidades, a inovação e o planejamento. Professores, coordenadores de cursos, representantes de incubadoras, diretores, gestores de escolas, universidades, parceiros e toda a comunidade acadêmica terão a oportunidade de acompanhar palestras e painéis com 11 convidados, docentes e profissionais da área. Para participar do seminário, os interessados devem realizar as inscrições até 11 de maio pelo site arinter.cps.sp.gov.br. O evento será virtual e gratuito.