Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itavuvu tem cruzamentos liberados após obras do BRT

07 de Novembro de 2019 às 00:01

Implantação de todo o sistema vai levar 18 meses, diz a Prefeitura. Foto: Erick Pinheiro

O presidente do Consórcio BRT, José Henrique de Avila, informou nesta quarta-feira (6) que foram liberados cruzamentos da avenida Itavuvu com as ruas Arnaldo Cunha, Paschoal Bruno Corraza e Vicente Paes Filho. Além disso, disse que houve a troca de isolamento da obra, para contribuir com a melhor fluidez do trânsito naquela região da zona norte. Avila teve nesta quarta-feira (6) reunião com a prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) e técnicos da Urbes, no Paço, quando apresentou a ela o estágio das obras do BRT e os próximos passos.

A prefeita reforçou a necessidade de sempre comunicar a população com antecedência sobre as etapas da obra que vão impactar no cotidiano da população. “O coletivo prepondera sobre o individual sempre. E a obra deve ser feita dentro do cronograma e do que prepondera o contrato”, disse ela.

Novembro Azul

A Secretaria da Saúde de Sorocaba promoveu na terça-feira (5), evento no saguão do Paço Municipal, para marcar a abertura oficial do Novembro Azul. A campanha objetiva reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cerimônia teve a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, além de secretários municipais e servidores e a fanfarra da Escola Municipal Achilles de Almeida. A prefeita anunciou o mutirão do Novembro Azul, que realizará perto de mil atendimentos na Policlínica nos dois últimos sábados do mês, dias 23 e 30.

Impositivas e polêmicas

As emendas impositivas fizeram parte do ápice da Câmara de Sorocaba, na terça-feira (5). João Donizeti (PSDB) chegou a falar em “passa-moleque”, ilegalidade durante um desabafo durante os trabalhos. Ele afirmou que houve manipulação nos documentos para que as emendas não fossem pagas. Fernanda Garcia (Psol) e Fernando Dini (MDB) também discursaram contra a situação. Ele argumentou que o caso será levado ao Ministério Público. A Prefeitura de Sorocaba não se manifestou sobre as acusações.

Contratação

A Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (Funserv) publicou ontem no Jornal do Município a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de remoção terrestre de beneficiários. O novo contrato tem valor de R$ 243 mil e vigorará até novembro de 2020.

Funciona?

Com a questão referente ao rodízio no abastecimento de água em Sorocaba, vale lembrar que a cidade tem uma lei de 2017 que trata de um programa de uso sustentável da água. Essa lei proíbe, por exemplo, lavar calçadas com uso contínuo de água, molhar ruas continuamente e lavar veículo nas residências, ruas e calçadas, com utilização de mangueira. A pergunta é: será que ela foi regulamentada e funciona?

Nascentes

Será realizada no próximo sábado (9), das 9h às 13h, na Câmara de Sorocaba, uma audiência pública sobre nascentes. O evento foi requisitado pelo vereador João Donizeti e deverá discutir o cumprimento do decreto nº 7974/2009, que dispõe sobre a criação do sistema municipal de preservação às nascentes e mananciais em Sorocaba. Haverá transmissão pela TV Legislativa no canal 31.3 e pelas redes sociais.