Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento reduz mortes no trânsito em SP

02 de Agosto de 2020 às 00:01

Isolamento reduz mortes no trânsito em SP Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (21/12/2019)

As mortes causadas por acidente de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 11% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com dados do sistema Infosiga SP. Ano passado, 2.596 pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito não resistiram; em 2020, foram 2.321. “Ao cruzar os dados do Infosiga SP com o índice de isolamento verifica-se que a os acidentes aumentam ou reduzem praticamente na mesma proporção”, divulgou o governo em nota.

Abordagem policial

A Polícia Militar de São Paulo informou que os policiais de sua corporação não poderão mais usar a técnica chamada de mata-leão durante as abordagens. O mata-leão ou chave cervical é um tipo de técnica de imobilização em que uma pessoa faz uso de suas mãos, braços ou pernas contra o pescoço de uma outra pessoa, aplicando uma pressão que pode provocar o estrangulamento, a asfixia e até levar à morte. A PM comunicou que a decisão foi tomada por um grupo de estudos, criado para analisar “as mais modernas e eficientes técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos”. Esse golpe foi usado em várias abordagens policiais recentes em São Paulo e que foram motivo de questionamentos.

Opinião de servidores

A Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar norma técnica recém-editada pela Controladoria Geral da União (CGU) que prevê abertura de procedimento disciplinar contra servidores que fizerem críticas e manifestações públicas nas redes sociais contra decisões e políticas do governo federal. “Uma simples opinião de um servidor nestes canais (redes sociais), especialmente quando identificada a sua função e lotação, pode, a depender do seu conteúdo, desqualificar um órgão, gerar graves conflitos ou, em situações extremas, dar azo a uma crise institucional”, apontou a CGU na nota técnica.

Delcídio

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o “Tribunal da Lava Jato”, negou por unanimidade dois recursos do Ministério Público Federal e da Petrobras que pediam o retorno à Justiça Federal de processo contra o ex-senador Delcídio do Amaral. Os recursos questionavam decisão da 13ª Vara Federal de Curitiba que enviou à Justiça Eleitoral os autos da ação penal em que o ex-senador é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato. Delcídio é acusado de ter recebido propina em esquema que envolveu a compra de um refinaria de petróleo em Pasadena (EUA).

Assaltantes condenados

A Vara Única do município de Nuporanga, na região de Ribeirão Preto, condenou na terça-feira passada cinco acusados de explodir caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil na cidade, em 2017. Quatro deles foram sentenciados a 9 anos e outro a 8 anos de prisão. Na época, o grupo roubou cerca de R$ 366 mil e trocou tiros com a polícia. Na semana passada, o mesmo tipo de ação, por uma quadrilha maior, aconteceu em Botucatu.