Buscar no Cruzeiro

Buscar

IBGE adia censo demográfico para 2021

19 de Março de 2020 às 00:01

IBGE adia censo demográfico para 2021 Crédito da foto: Agência Brasil / Arquivo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico previsto para este ano. Será feito em 2021. A decisão se deveu, segundo o órgão, às “orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19”.

Segundo explicou o IBGE, “a decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores foi suspenso. Os candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados, conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

TCE suspende sessões

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) suspendeu as sessões de julgamento das Câmaras -- são duas, atualmente -- e do Tribunal Pleno. A medida ocorre como medida de prevenção ao coronavírus. Os prazos processuais que dependem de decisão colegiada também estão, consequentemente, suspensos. As medidas são por prazo indeterminado. A decisão foi comunicada pelo presidente do TCE, conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, na abertura da 6ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada nesta quarta-feira (18). As representações relativas a exames prévios de editais, após distribuição, serão apreciadas pelo relator tanto para a emissão de medidas liminares quanto no mérito.

Adiada eleição

Também em razão da pandemia do novo coronavírus, a eleição de membros da sociedade civil do Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (CPNMCBio) para o biênio 2020/2021 foi adiada para o dia 14 de abril, às 10h30, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), localizada na Vila Hortência. O órgão municipal visa colaborar no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades do parque, que é uma unidade de conservação administrada pela Sema.

Suspensão

A Câmara de Boituva, como forma de prevenção ao coronavírus, intensificou orientações e ações de higienização com o objetivo de seguir as recomendações do Ministério da Saúde. Uma das ações tomadas será a permissão de entrada nas sessões apenas de vereadores, profissionais da imprensa e funcionários que atuam diretamente na organização da sessão ordinária. O público em geral poderá acompanhar as discussões em Casa pela internet. As sessões deverão ser acompanhadas pelo YouTube, no canal “Câmara Boituva CMB” e em redes sociais. Os eventos, sessões solenes e demais reuniões no Legislativo também serão suspensos por tempo indeterminado.

Mais cidades

A mesma medida já foi adotada pela Câmara de Sorocaba, conforme divulgou o Cruzeiro do Sul. Também foi tomada pela Câmara de Itu e de Votorantim. Apenas os vereadores, funcionários e prestadores de serviços terão acesso às dependências da Câmara de Itu. Restrições também foram tomadas pela Câmara de Tatuí, Porto Feliz e Iperó.