Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem aos 90 anos do ‘Estadão’

29 de Março de 2019 às 00:57

Homenagem aos 90 anos do ‘Estadão’ Crédito da Foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (4/10/2018)

Ao passar pelos corredores escolares, quantas lembranças podem vir à tona? Com o objetivo de reunir ex-alunos e reviver memórias de um local que formou muitos cidadãos, que fazem e fizeram história na cidade, no dia 6 de abril (sábado), às 9h30, o “Estadão”, como popularmente é conhecido, será homenageado por seus 90 anos. A iniciativa é da Associação Comercial e Câmara Municipal de Sorocaba.

A Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, patrimônio da cidade, gerou uma vasta galeria de alunos e professores que, em suas trajetórias de vida, tornaram-se personagens influentes no destino da cidade e da região. O atual prefeito de Sorocaba, José Crespo, e seis ex-prefeitos -- Renato Amary, Flávio Chaves, Vitor Lippi, Paulo Mendes, Theodoro Mendes e Armando Pannunzio --, passaram pelo Estadão.

O empresário Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial, estudou no Estadão na década de 1940 e tem guardados na memória grandes acontecimentos vividos nos tempos escolares. “Ao passar pelos corredores, nas salas de aula e no salão nobre, não tem como não se emocionar. Este evento tem o objetivo de resgatar boas histórias, reunir ex-alunos e reviver grandes momentos que a escola nos proporcionou. Ela foi a responsável por formar grandes personalidades da cidade e merece ser homenageada”, destaca.

Vila dos Velhinhos e mês da mulher

Nesta sexta (29) será realizado na Vila dos Velhinhos de Sorocaba o evento de encerramento do mês da mulher. Organizado pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid) e Coordenadorias da Mulher e do Idoso, a ação acontecerá das 9h às 12h, e atenderá aproximadamente 25 senhoras da instituição. No evento, as participantes farão um ensaio fotográfico.

Iniciação profissional

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD), fez ontem a entrega dos certificados dos cursos de iniciação profissional de metrologia e fundamentos de logística, realizados em parceria com o Senai. O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, participou da entrega e destacou que mais de 500 munícipes já concluíram as aulas por meio desta ação. Durante a solenidade, o prefeito também ressaltou o esforço da atual administração em oferecer capacitações gratuitas aos munícipes. “Além da parceria com o Senai, iniciamos uma com a Faculdade Anhanguera e foi desenvolvido o Programa de Cidadania e Qualificação da Prefeitura, que tem oferecido diversos cursos”, explicou.

Faltou tato

A emenda apresentada ao projeto de decreto legislativo que diminuiria o valor do transporte coletivo de Sorocaba poderia ser diferente e ter outro autor. Pelo decreto em tramitação, que é de autoria do vereador Péricles Régis (MDB), caso sejam aprovados o projeto e a emenda como estão, o decreto passará a valer num prazo de 90 dias. Ou seja, tempo suficiente para que o Executivo prepare toda a burocracia exigida em lei. O que se ouviu na Câmara, até de vereadores, é que faltou articulação de Régis, cujo preço é que o decreto, na prática, não acarretará em nenhuma redução.

Deu no que deu

O Cruzeiro do Sul publicou ontem um texto sobre a questão dos projetos inconstitucionais que seriam discutidos na sessão da Câmara. As óbvias complicações levaram um dos projetos a ser arquivado, dois foram retirados de pauta, um aguardará oitiva com a Prefeitura e o último receberá um substitutivo. As iniciativas vão de estacionamento gratuito em Zona Azul até a obrigatoriedade em se “adotar” árvores. Quanto trabalho em vão...