Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estadão 90 anos

02 de Novembro de 2018 às 09:19

Ednilson Jodar Lopes

A mais conhecida e, por muitos anos, respeitada escola pública em Sorocaba, que formou gerações e muitas pessoas que hoje atuam de forma destacada em nossa cidade, o Estadão -- o antigo Instituto de Educação Júlio Prestes de Albuquerque -- está celebrando 90 anos em 2018. Como parte das celebrações e para falar um pouco de sua experiência como ex-aluna e ex-professora, Mara de Luna Bastos gravou em vídeo seu depoimento. Assista acessando jornalcruzeiro.com.br.

 

Ranking de Cidades para investimentos

Enquanto o Legislativo sorocabano usa sua tribuna para briguinhas de compadres, quatro cidades do interior paulista, duas da Região Metropolitana de São Paulo e uma do Litoral, além da Capital, estão entre as melhores no Estado de São Paulo para se fazer negócios no país, de acordo com ranking produzido pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame, da Editora Abril, divulgado esta semana. O levantamento é feito anualmente desde 2014 para avaliar o potencial de desenvolvimento econômico das principais cidades brasileiras, apontando aquelas com as melhores oportunidades para investimentos do setor empresarial. Para a elaboração do ranking de 2018 foram analisados 310 municípios com mais de 100 mil habitantes, que representam 70,4% do PIB brasileiro e abrigam 62,1% das empresas e 72,6% dos empregos formais do país, além de 56,5% da população brasileira. O levantamento serve de parâmetro para decisões de negócios e de políticas públicas mais amplas. Para a análise, foram utilizados 42 indicadores dos setores sociodemográfico, econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura; e de quatro áreas: desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura.

Entre as 20 melhores

De acordo com o ranking, São Caetano do Sul ficou em segundo lugar em todo o país, Barueri (5º), Santos (10º), São José do Rio Preto (11º), Campinas (13º), Indaiatuba (14º), Jundiaí (15º) e Presidente Prudente (19º), enquanto a Capital ocupa este ano a terceira posição (ano passado, era a primeira). Vitória, no Espírito Santo, que em 2017 ocupava o segundo lugar, foi alçada ao topo do ranking. De acordo com o levantamento, os municípios mais promissores se concentram nas regiões Sudeste e Sul do país, que representam 80% do ranking.

Sorocaba? Entre as 50

No ranking das 100 cidades brasileiras mais atraentes para negócios, segundo a Urban Systems, aparecem ainda as seguintes cidades no Estado de São Paulo, com as suas respectivas posições: Osasco (22º), Santana de Parnaíba (28º), Paulínia (30º), São José dos Campos (31º), Ribeirão Preto (33º), Piracicaba (37º), São Bernardo do Campo (38º), Bauru (45º), Jacareí (46º), Sorocaba (47º), Araras (48º), Itatiba (53º), Taubaté (57º), Limeira (58º), São Carlos (60º), Bragança Paulista (67º), Valinhos (70º), Franca (71º), Araraquara (73º), Mogi das Cruzes (75º), Salto (83º), Araçatuba (84º), Itu (88º), Hortolândia 90º), Catanduva (92º), Barretos (97º), Rio Claro (98º) e Atibaia (99º).

Vamos continuar assim?

Enquanto lideranças do mesmo partido político continuarem a remar cada um para seu lado, Sorocaba fica à deriva. Briguinhas de Executivo, Legislativo contra o povo não ajudam muito. Que tal um governo do povo para o povo? Como é mesmo o nome desse tipo de governo?

Galeria

Confira a galeria de fotos