Entidades recebem computadores

Por

Crédito da foto: Divulgação / Secom

Crédito da foto: Divulgação / Secom

Duas entidades assistências da cidade, a Casa Lar São José e a Casas do Menor, foram beneficiadas com kits de computação montados pelo projeto Metarreciclagem. Os equipamentos auxiliarão na educação e inclusão digital de crianças e jovens assistidos pelas instituições.

Desta vez, foram doados, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), dez kits a cada entidade. De acordo com a presidente do FSS, Jéssica Carvalho, muitos dos assistidos estão tendo aulas on-line neste momento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Cada kit contém gabinete; monitor; mouse, caixas de som e fiação.

Antecipação

A Prefeitura de Sorocaba anunciou na última quarta-feira (13), ao Cruzeiro do Sul, que o hospital de campanha da Arena Multiúso seria concluindo até o fim do mês. Porém, nesta quinta-feira (14), o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, antecipou a data para 21 de maio. A princípio, serão ocupados 20 leitos, já que o processo de ocupação será gradativo. Watanabe deu a declaração durante encontro com vereadores, no Paço Municipal.

Canceladas

Nesta quinta-feira (14), a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) protocolou o pedido de retirada do projeto de lei número 89 de 2020, de autoria do Executivo, que institui o “Programa Cartão Merenda Social”. Com isso, por se tratar do único projeto da pauta, as sessões extraordinárias agendadas nesta sexta-feira (15) foram canceladas. De acordo com o ofício enviado pela prefeita, o pedido de retirada tem por finalidade “realizar novos estudos para viabilizar a implementação do programa em âmbito municipal”.

Sem novidade

Até esta quinta_feira (14), segundo a Câmara de Sorocaba, não havia nenhuma novidade sobre a tramitação do projeto que prevê a redução de salários e vencimentos de prefeita, secretários e vereadores, promessa de março deste ano, do Executivo e do Legislativo. Também até ontem, não havia nenhuma nova informação sobre pedido de investigação contra a chefe do Executivo no que se refere à licitações. Uma denúncia foi feita na semana e arquivada na sequência. Após apresentação de aditivo, o processo foi desarquivado e seguiu para avaliação do Jurídico da Câmara.

Ação conjunta

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), destinou o valor de R$ 150 mil para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) unidade Sorocaba, para o desenvolvimento e produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de dispositivos para auxílio no combate à Covid-19, como o álcool em gel, para posterior distribuição gratuita a unidades públicas de saúde localizadas em Sorocaba e cidades adjacentes.

O valor, que será destinado à universidade no prazo de 10 dias, provém de uma indenização por danos morais coletivos nos autos de ação civil pública ajuizada pelo MPT contra uma multinacional fabricante de equipamentos agrícolas. O pedido de destinação feito pelo procurador Juliano Alexandre Ferreira foi autorizado pelo juiz Paulo Eduardo Belloti, do Centro Judiciário de Métodos Consensuais (Cejusc) de Sorocaba.