Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empreendedorismo em Votorantim

09 de Outubro de 2020 às 00:01

Empreendedorismo em Votorantim Crédito da foto: Divulgação

O Sebrae de Votorantim realizará entre os dias 19 e 23 deste mês mais um curso gratuito para os interessados em montar o próprio negócio e dar os primeiros passos no empreendedorismo. O curso visa ajudar os futuros empresários locais, um programa que já ajudou muitos potenciais empreendedores a ter o seu próprio negócio. Entre os temas, os participantes aprenderão sobre marketing e suas novas ferramentas, finanças, ideia de negócios e como se formalizar com CNPJ. Além de enriquecer os conhecimentos sobre empreendedorismo, o participante estará apto para participar de programas governamentais de linhas de créditos exclusivas. As aulas serão ministradas nas dependências da Prefeitura, das 18h às 22h, com direito a material e certificado de conclusão.

Cronograma da LOA

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Câmara de Sorocaba definiu o cronograma de tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 (Projeto de Lei 166/2020). Começou ontem e segue até o dia 9 de dezembro, quando está programada a votação e redação final da matéria. Para o próximo ano, o orçamento de Sorocaba está estimado em R$ 3,069 bilhões. Entre os dias 8 e 15 de outubro, a comissão realizará o exame formal e as adequações do projeto de lei. Já do dia 16 a 22 de outubro, os vereadores poderão apresentar emendas em primeira discussão, que receberão parecer da Comissão de Economia entre os dias 23 e 29 do mesmo mês. A primeira discussão e votação da LOA está programada para o dia 4 de novembro.

Votação final

De 5 a 11 de novembro é o período em que os vereadores poderão apresentar emendas em 2ª discussão, que serão analisadas e receberão o parecer da Comissão de Finanças no prazo que vai de 12 a 18 de novembro. Na sequência, no dia 25 de novembro, está prevista a votação a segunda discussão e votação do projeto de lei do orçamento municipal para 2021. O parecer e a redação final da Comissão de Finanças da Câmara deverão ser apresentados entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, e a votação final da LOA está agendada para 9 de dezembro.

Mais uma renúncia

A ex-secretária de Planejamento da Prefeitura de Sorocaba, Mirian Zacareli, não é mais candidata a uma das cadeiras da Câmara Municipal. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela renunciou à disputa, Mirian concorreria à vaga pelo Democratas. Até agora, são quatro renúncias na disputa pelo Legislativo sorocabano.

Apreensão de material de campanha

A Justiça Eleitoral determinou busca a apreensão em parte do material de campanha do candidato à Prefeitura de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), da coligação “A mudança vai começar”. A decisão é desta quinta-feira (8), da juíza Daniella Camberlingo Querobim. A representação trata de material de campanha política em bem particular. Pela decisão, Manga também deveria entregar à Justiça material de campanha compreendido na ação que não estiver em seu comitê político. Ele teria descumprido uma decisão da Justiça de semana passada. Em nota, a coligação alegou que Manga “não descumpriu decisão anterior de retirada de material de campanha declarado como irregular pela Justiça Eleitoral”. “O material já tinha sido recolhido e foi entregue na quinta-feira (8) ao Cartório Eleitoral.”

Encerrado

A Câmara de Sorocaba encerrou de forma amigável o contrato de prestação de serviço de triagem educativa para enfrentamento do Covid-19. A contratada era a empresa BMF Gestão Total em Saúde e Segurança Ocupacional. O extrato da rescisão, que não destaca os motivos, foi publicado ontem no jornal Município de Sorocaba.