Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empreende Sorocaba vai até sábado

28 de Novembro de 2019 às 00:01

Empreende Sorocaba vai até sábado Crédito da foto: Secom Sorocaba

O 6º Empreende Sorocaba, tido como maior evento de empreendedorismo da região, será realizado até sábado (30) no Parque Tecnológico (PTS). O evento tem palestras, workshops, seminários, entre outras atividades.

Segundo o presidente do PTS, Roberto Freitas, ainda há tempo para participar das atividades direcionadas a empreendedores, especialistas e estudantes de diversas áreas, bem como aqueles que buscam aprendizado, novos projetos, negócios e tecnologias. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://empreendesorocaba.com.br/.

Próxima semana

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), acredita que o projeto de lei do Executivo, da reforma administrativa, deverá ser apreciado, em plenário, na próxima semana, antes do recesso dos parlamentares, que começa no dia 15 de dezembro. Ele disse que irá convocar uma sessão extraordinária para a votação da reforma administrativa da prefeita Jaqueline Coutinho (PDT).

Metade não foi

Dos 20 vereadores, praticamente a metade não foi à reunião no 6º andar do Paço Municipal quando a prefeita apresentou o projeto da reforma. Dini disse que os vereadores que não estiveram presentes já tinham compromissos anteriormente agendados.

Comunicação alinhada

O presidente da Câmara disse ainda que a comunicação atualmente entre o Executivo e o Legislativo está bastante alinhada, o que representa um ganho “muito grande” para a população de Sorocaba.

Economia e transparência

A prefeita Jaqueline Coutinho disse à imprensa que não haverá, de forma alguma, prejuízos à população de serviços públicos municipais por conta das secretarias municipais que serão extintas com a reforma administrativa, caso seja aprovada pela Câmara de Sorocaba. Ela afirma que a elaboração da proposta levou quase três meses para garantir a contenção de gastos. Jaqueline também destacou que a reforma pretende dar maior eficiência e transparência. O projeto aumenta a estrutura, por exemplo, da Controladoria-Geral do Município, que ganhará um novo status para maior controle interno das ações do próprio governo.

Não mostrou resultado

Já em relação ao Investe Sorocaba, criado no governo do prefeito cassado José Crespo (DEM), a prefeita Jaqueline disse que o órgão não trouxe os resultados esperados e que por conta disso será extinto. A autarquia objetivava captar recursos para o município e, segundo a prefeita, tem um custo de R$ 1,5 milhão ao ano para os cofres públicos.

Cursos nas Fatecs

O curso de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) teve o maior índice de candidatos por vaga no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado para o primeiro semestre de 2020. São 21,83 (turma noturna) e 18,95 candidatos/vaga para a turma da manhã, na Fatec São Paulo. O mesmo curso aparece entre os mais disputados nas Fatecs Carapicuíba (19,78), Zona Leste (19,63), Sorocaba (15,38) e Zona Sul (15,15). Ao todo, 67,2 mil candidatos estão inscritos para o Vestibular 2020. A prova será dia 8 de dezembro.