Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Homem do Tijolo: a metralha de Palocci

12 de Setembro de 2018 às 09:17

Foto: Evaristo Sá / AFP

Ex-ministro da Fazenda, ex-chefe da Casa Civil, ligado a Lula e Dilma, Palocci começou a falar, em depoimento ao Ministério Público. O que disse:

Previ: antes de ser presidente, Lula agiu a pedido de Emílio Odebrecht para que o delegado do PT no fundo parasse de criar problemas para a Braskem.

Pré-sal: Lula passou a atuar diretamente nos pedidos de propina.

Campanhas: Lula sempre apoiou as iniciativas de financiamento ilícito de campanha, sabendo que eram ilícitas.

Caças: Lula assinou protocolo com o presidente francês Sarkozy, passando por cima da área de Defesa, que cuidava do assunto. Isso gerou propinas. Mais tarde, teve envolvimento pessoal na compra dos caças suecos Grippen.

Belo Monte: Lula se envolveu diretamente no caso de Belo Monte, e sabia que a partir desse investimento e desse projeto haveria pedido de propina.

Dilma: era ministra da Casa Civil e agia como Lula. “Em relação aos fundos ela foi igual a Lula, ela insistia, inclusive usava muito, que aquilo era uma ordem do presidente Lula e ela fazia reuniões com os fundos na Casa Civil e forçava a barra para os fundos investirem.”

As assessorias de Lula e Dilma desmentiram seu ex-ministro e o acusaram de mentir, sem apresentar provas, apenas para sair da prisão.

A Odebrecht disse que reafirmava seu compromisso de atuar com ética. (Carlos Brickmann)

Visita aos vereadores

O novo secretário da Educação, André Gomes, esteve na sessão de ontem na Câmara de Vereadores para se apresentar aos parlamentares. O fato de ter ido se apresentar à Câmara foi elogiado por alguns vereadores, mas não agradou a todos. Gomes também recebeu algumas críticas, principalmente dos que fazem oposição ao governo Crespo, no sentido de que diálogo não é somente transmitir aos servidores as decisões tomadas pelo prefeito ou pelo titular da pasta.

Aprendizagem social

Foi assinado na segunda (10), na sede do Ministério do Trabalho de Sorocaba, o primeiro Termo de Compromisso para o cumprimento da cota de aprendizagem na modalidade social (cumprimento alternativo da cota) da cidade. A Câmara de Sorocaba e a sede da Advocacia-Geral da União (AGU) na cidade serão as primeiras entidades concedentes das vagas para estes aprendizes.

A parceria entre o Ministério do Trabalho e a Câmara só foi possível por meio de uma resolução de abril deste ano, que considera a Casa de Leis como um local da experiência prática do aprendiz, conforme decreto federal que regulamenta a contratação de aprendizes. No caso de Sorocaba, as indicações virão exclusivamente pela Vara da Infância e Juventude, a fim de evitar apadrinhamentos políticos. As empresas privadas que se tornarem parceiras do programa, cumprindo cotas junto ao Ministério do Trabalho e optando por aprendizes da Câmara, serão contempladas com Selo Social “Empresa Amiga do Aprendiz”, podendo utilizá-lo para fins de marketing social.