Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputados de Sorocaba e Tatuí recebem prêmio no Congresso

04 de Dezembro de 2019 às 00:01

Deputados de Sorocaba e Tatuí recebem prêmio no Congresso Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

Os deputados federal Capitão Guilherme Derrite (PP), de Sorocaba, e Guiga Peixoto (PSL), de Tatuí, foram homenageados com o prêmio “Excelência Parlamentar”, entregue no Auditório Interlegis, em Brasília, no último dia 27 de novembro.

Promovido pelo portal apartidário www.politicos.org.br, o Prêmio Ranking dos Políticos escolheu os 30 melhores deputados e cinco senadores pelo desempenho ao longo do ano. O critério da classificação é presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso.

Projeto Guri

O Projeto Guri começou a funcionar em Sorocaba há 15 anos e nesse tempo milhares de crianças e jovens tiveram suas histórias e trajetórias alteradas pela iniciativa, que utiliza a musicalização como ferramenta pedagógica de maneira totalmente gratuita. Para homenagear essa trajetória da iniciativa e das pessoas que ajudaram o Guri a desenvolver-se na cidade, a Câmara dos Vereadores realizará nesta quarta-feira (4), às 14h, uma solenidade de homenagem ao projeto. A entrega do Voto de Congratulações a todos os envolvidos na execução do projeto, assim como aos jovens participantes, será feita pelo vereador Péricles Régis (MDB) à coordenadora do projeto em Sorocaba, Ana Paula Yembo Leite. Durante a solenidade, aberta ao público, haverá apresentação dos grupos musicais do Guri.

Plantão da biometria

A Justiça Eleitoral paulista realizará no próximo sábado (7) o 9º plantão da biometria, com atendimento em todos os cartórios eleitorais, exceto naqueles em que o cadastro biométrico já foi concluído, caso de Sorocaba. Para o atendimento, o eleitor deve agendar o horário pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). No último plantão, em 9 de novembro, 43.895 pessoas fizeram o cadastro das digitais. Os eleitores das 319 cidades onde a biometria tem prazo final em 19 de dezembro devem cadastrar suas digitais para evitar o cancelamento do título. Eleitores de nove municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão incluídos nesse prazo: Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Iperó, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto e São Roque.

Bônus para policiais

A bonificação que prevê a gratificação de integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico Científica, de acordo com o cumprimento de metas estabelecidas, foi aprovada na noite de terça-feira (3) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto de lei complementar 78/2019 é de autoria do Executivo. Para ser colocada em prática, a iniciativa ainda precisa ser sancionada pelo governador.

Política de inclusão

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou nesta terça-feira (3), data em que foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma plataforma de dados com informações voltadas a esse público. A Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos desse público.