Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara aprova proibição a nomes em ruas de envolvidos com corrupção

12 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Câmara aprova proibição a nomes em ruas de envolvidos com corrupção Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/2/2020)

A Câmara de Sorocaba aprovou por unanimidade na terça-feira (11) o projeto de lei que proíbe a denominação de logradouros municipais (ruas e avenidas) com nomes de pessoas condenadas por crimes contra a administração pública.

A lei cita, por exemplo, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa e faz parte do chamado pacote anticorrupção, proposto pelo vereador Hélio Brasileiro (MDB) que tem sete projetos de lei sobre o tema. O projeto foi aprovado em segunda discussão.

Conforme o projeto, também serão proibidas as nomeações de pessoas envolvidas com lavagem de dinheiro, abuso de poder econômico e político, tráfico de drogas, contra o meio ambiente e a saúde pública.

“Nós estamos transformando Sorocaba numa cidade chata, inóspita, ruim, abominável para quem é corrupto”, disse o parlamentar após a aprovação.

Também foi aprovada outra iniciativa do vereador em discussão única. A redação final se refere à proibição de incentivos fiscais às empresas que comprovadamente tenham envolvimento com corrupção. A iniciativa faz parte do pacote.

Na Justiça

O vereador Wanderley Diogo (PRP) teve sentença favorável para receber R$ 8 mil de indenização por danos. A ação que tramita na 2ª Vara do Juizado Especial Civil é contra o munícipe Salatiel Hergesel, que é o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba. Hersegel tem 15 dias para pagar o valor. “O mesmo juiz indeferiu para o Vitão [vereador Vitão do Cachorrão -- MDB] e deferiu para o Wanderley. Sendo exatamente o mesmo caso. Vou recorrer até a última instância, pois não estou errado”, alega. O caso tem relação com uma entrevista de Hersegel durante a cassação de José Crespo, em agosto de 2019.

Vereador, não

O vereador Anselmo Neto, hoje PSDB, não vai mais disputar uma vaga para a Câmara de Sorocaba. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (11), durante sessão ordinária. Se não se candidatar a um cargo para o Executivo, de prefeito ou vice, deixará a vida política, ao menos para cargos eletivos, segundo ele. “Tenho três mandatos como vereador. Já dei minha contribuição para o Legislativo”, afirmou. O parlamentar também se mostrou bastante insatisfeito com o partido.

Não era bem assim

O vereador Fausto Peres (Podemos) chamou a imprensa na segunda-feira (10) para anunciar o relatório final da comissão que acompanha as contas do Saae, depois de inúmeras reclamações, em 2019. Ocorre que, não era o relatório final, segundo retificou o vereador na sessão de ontem. Os trabalhos continuam. Até a Câmara de Sorocaba publicou um texto sobre o assunto tendo como base o tal relatório final.

Repaginada

A Secretaria de Comunicação, comandada pelo jornalista Jean Mello, apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (11), o novo site da Câmara Municipal de Sorocaba. O diretor da Rádio Câmara, Anderson Santos, fez uma apresentação sobre as mudanças, que, segundo a Câmara, priorizam a transparência e a acessibilidade. O site, desenvolvido pelos servidores do setor de informática da Casa, ganhou uma nova identidade visual, com navegação aprimorada e compatibilidade com todos os tipos de dispositivos (computadores, tablets e celulares).