Buscar no Cruzeiro

Buscar

Balas envia recursos para saúde

25 de Agosto de 2020 às 00:01

Balas envia recursos para saúde Crédito da foto: Divulgação

Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi contemplada com recursos no valor de R$ 200 mil, a partir de emendas de autoria do deputado estadual Danilo Balas (PSL).

Os valores serão investidos na área da saúde. As verbas já foram liberadas e destinadas à aquisição de veículo de transporte para pacientes e compra de equipamentos hospitalares.

Uma outra emenda de autoria do parlamentar já está aprovada, no valor de R$ 100 mil, para a compra de equipamentos e viatura pela Polícia Militar de Salto de Pirapora.

Balas esteve na última quinta-feira (20) visitando a Prefeitura daquele município, onde foi recebido pelo prefeito Joel Haddad e a secretária de Saúde, Adriana Cerqueira Cézar, para formalização da entrega de uma ambulância.

O novo veículo foi comprado com a verba destinada pelo parlamentar e contrapartida do município. A demanda foi encaminhada pelo vereador Fernando Duarte, para contribuir no transporte de pacientes assistidos pelo SUS quando solicitado atendimento de emergências e transferências, além de consultas e exames inexistentes em Salto de Pirapora.

Desativou 20%

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) reduziu desde a sexta-feira (21) o total de leitos clínicos do hospital de campanha. Eram 75 e agora são 60. Em percentual, a redução foi de 20%.

O motivo é a redução na demanda. O local já chegou a apresentar taxa de ocupação acima de 80%. Nos últimos dias, chegou a 12%. Nesta segunda-feira (24), a taxa de ocupação era de 20%.

Ou seja, das 60 vagas, apenas 12 estavam ocupadas. A SES manteve no local os seis leitos de estabilização. A redução ocorreu devido à baixa taxa de ocupação das últimas semanas.

A secretaria informa que, caso, “o número de internações aumente, esses leitos poderão ser reativados a qualquer momento”.

Alerta do Procon

O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), informa que não realiza ligações para negociação de dívidas.

O alerta, segundo a instituição, é decorrente de uma fraude que envolve o órgão municipal denunciada por munícipes que receberam ligações de supostos servidores nesta segunda-feira (24).

O Procon enfatiza que contata apenas os consumidores que possuem reclamação registrada, porém em hipótese alguma para efetuar negociação ou receber valores.

Comissão disciplinar

Foi publicado nesta segunda-feira (24) no Jornal do Município o ato do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que criou a Comissão de Apuração de Processo Administrativo Disciplinar da instituição.

No ato, Angélica Lacerda Cardoso, presidente do Conselho, nomeou os dez membros da Comissão criada. A ação ocorre em atendimento a uma lei municipal de 2008.

Agora é lei

O texto do Executivo que institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) e o Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Fumter), aprovado pela Câmara, agora é lei.

A sanção foi publicada ontem. Entre outros temas, a lei trata das questões de natureza beneficiária ao trabalhador e das políticas públicas de qualificação, requalificação profissional, geração de emprego e renda.

O Comter é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e de importante participação na elaboração e no acompanhamento da execução do Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e do Programa de Geração de Emprego e Renda, no âmbito municipal.

Já o Fumter tem natureza contábil e financeira, como instrumento de captação e aplicação de recursos destinados às políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego, renda, e, à qualificação e requalificação profissional no município.