Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atitude transparente

09 de Fevereiro de 2019 às 06:30

Atitude transparente Crédito da foto: Emidio Marques

Informa o vereador Rodrigo Manga (DEM) que oficiou ao presidente da Câmara, Fernando Dini (MDB), sobre a possibilidade de identificar todos os veículos da frota do Legislativo de Sorocaba, por meio de sinalização visual contendo o brasão oficial da cidade. O documento foi encaminhado nesta sexta-feira à presidência. Segundo Manga, a medida é uma forma de dar transparência dos trabalhos da Câmara à população, cujos veículos são usados pelos vereadores e seus assessores em atividades oriundas à função legislativa.

“Tendo o brasão estampado nos veículos, a população pode, inclusive, fiscalizar o trabalho que está sendo feito pelos vereadores. Recebi essa sugestão de muitos munícipes e nada mais justo do que atender essa demanda, afinal, a fiscalização do poder público também é uma das atividades inerentes ao munícipe e não apenas ao parlamentar”, frisa Manga. O vereador deve abordar o assunto em plenário, na sessão ordinária da próxima terça-feira (12).

Haja pó

A Câmara de Sorocaba assinou na última quarta-feira (6) um contrato para locação de máquinas de café expresso e bebidas quentes. O valor da contratação, com validade de 24 meses, é de R$ 75.800. Com esse valor, daria para comprar dois carros populares completos, zero-quilômetro, garantindo também muitos cafés na concessionária.

Gaguinho no MP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), através da Promotoria de Justiça de Votorantim, mantém em aberto um inquérito civil contra o vereador José Antonio de Oliveira, o Gaguinho, de Votorantim. O inquérito cita dano ao erário, violação aos princípios administrativos e enriquecimento ilícito. Gaguinho esteve envolvido no uso de carro irregular da Câmara da cidade, em 2018, fato que culminou em seu afastamento das atividades como vereador. Ele também é personagem central dos polêmicos episódios envolvendo a eleição da Mesa Diretora do Legislativo votorantinense.

Big Brother da segurança em Itu

Integrantes da 1ª Cia. do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, comandados pelo 1º tenente PM Fabrício Afonso de Souza, chefe interino do P/3 daquele Batalhão, visitaram, no final de janeiro, a central de inteligência da Muralha Eletrônica, recentemente implantada pela Prefeitura de Itu. O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Domingues, recepcionou as autoridades e apresentou a elas o funcionamento do sistema de inteligência aplicada à segurança metropolitana denominada Muralha Eletrônica.

O sistema foi implantado há quatro meses, passou por um período de adaptação e iniciou funcionamento pleno a partir do início de dezembro de 2018, interligando-se a outros municípios. Por meio dessa interligação é possível detectar a entrada e saída de veículos envolvidos em atos criminosos, promovendo prevenção, resposta rápida e até inibindo a realização de outros atos.

Queda de crimes

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, no período de 1 de dezembro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, foram registrados 40 furtos e roubos de veículos em Itu. No período de 1 de janeiro de 2019 a 31 de janeiro de 2019, os registros apontam 21 furtos e roubos de veículos. Os números revelam que a redução deste tipo de ocorrência após a implantação da Muralha Eletrônica foi de 52%.