Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alunos conhecem história da Câmara

05 de Setembro de 2019 às 00:01

Alunos conhecem história da Câmara Crédito da foto: Ai Câmara de Sorocaba

A Câmara de Sorocaba recebeu na tarde de ontem alunos do Senac Sorocaba em mais uma edição do #VemPraCâmara. Trata-se de projeto de visitação institucional que compõe o programa de educação cidadã da Escola do Legislativo.

Participaram da visita alunos do curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Os estudantes conheceram os gabinetes dos vereadores, departamentos administrativos e o plenário da Câmara.

No momento de aprendizagem, conheceram a história da instalação do Poder Legislativo na cidade e o caminho percorrido até os dias atuais.

O projeto #VemPraCâmara busca aproximar o cidadão da Câmara e dos parlamentares. São oferecidas vagas para grupos fechados, devidamente inscritos, e podem participar turmas escolares do ensino fundamental, médio e universitário, assim como grupos da sociedade civil.

Dança das cadeiras

A edição de ontem do Jornal do Município, órgão oficial de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, trouxe uma série de nomeações e exonerações. Na lista, pessoas que eram ou são ligadas ao prefeito cassado José Crespo (DEM), incluindo Carlos Henrique Mendonça e Follguy Sanches Garcia. Os dois foram exonerados logo que Jaqueline Coutinho (PDT) assumiu. Dias depois, entretanto, foram nomeados novamente. E agora acabaram exonerados novamente. Por outro lado, Helder Abud Paranhos, com ligações com o vereador Renan Santos (PCdoB), foi nomeado diretor de área.

Contenção

Durante balanço dos primeiros 30 de governo, a chefe do Executivo sorocabano, Jaqueline Coutinho anunciou o cancelamento de um contrato de R$ 28 mil por mês. Esse instrumento diz respeito às refeições no gabinete do Executivo. Conforme ela, a medida é mais uma para conter o volume de despesas do município.

Peixes do Sorocaba

Nesta quinta-feira (5), das 9h às 11h30, A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) levarão hoje, das 9h às 11h30, o projeto “Rio vai à Escola” às crianças da Escola Municipal Prof. Leda Terezinha Borghesi Rodrigues, no Jardim Ipanema Ville. Elas terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade peixes do rio Sorocaba e curiosidades de algumas espécies.

Lei das fachadas em Itu

Foi encaminhado na segunda-feira (2), à Câmara dos Vereadores de Itu, um projeto de lei complementar que propõe a isenção do pagamento de taxa de licença para publicidade aos comerciantes que estejam adequados à “lei das fachadas”. Na justificativa da proposta, o prefeito Guilherme Gazzola diz que a maioria dos comerciantes e prestadores de serviços estabelecidos no Centro Histórico já se adequou aos parâmetros e, por isso, a Prefeitura entendeu ser importante também dar um incentivo a esses contribuintes. Segundo o projeto, ficam isentos do pagamento da Taxa de Licença para Publicidade, os estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, localizados na Zona Histórica (ZH) e na Zona de Preservação Histórica (ZPH) de Itu, desde que atendidas todas as exigências contidas na “lei das fachadas”. A isenção deverá ser requerida anualmente. Por se tratar norma tributária, o benefício passa a ter efeito somente a partir de 1º de janeiro de 2020.