Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aeroclube será tema de audiência pública

23 de Outubro de 2018 às 09:33

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), às 14h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), realizará uma audiência pública para apresentar os projetos para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, os planos para a construção de nova pista de aeromodelismo no Parque Porto das Águas e a construção da sede do Grupo Escoteiros do Ar Albino Bueno de Camargo. O evento será realizado no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. O objetivo da audiência pública é apresentar ao público o programa para recuperação do Aeroclube que foi elaborado pela Prefeitura, reconhecendo a importância do aeroclube para a história e a economia da cidade. A apresentação será feita pelo engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba. Foram convidados representantes de empresas e entidades que poderão contribuir para a recuperação do Aeroclube, como o Ciesp, a Associação Comercial de Sorocaba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Receita Federal, Polícia Federal e Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec). O CRE fica na Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

Nova pista de Aeromodelismo

Um projeto a ser apresentado será o de construção da nova pista de Aeromodelismo de Voo Circular Controlado (VCC) no Parque Porto das Águas. A pista de aeromodelismo Ayrton Senna, no Aeroclube de Sorocaba, foi construída pela Prefeitura de Sorocaba e funcionou por mais de 20 anos como um local de lazer e desporto, contribuindo para a formação de muitos pilotos e vocações tecnológicas da área da aviação. As atividades desta modalidade estão canceladas desde fevereiro de 2018 por conta das obras de alargamento da pista de taxiamento na área particular do aeroporto. O Aeroporto Bertran Luiz Leupolz é um dos maiores polos de serviços aeronáuticos da América Latina. Lá estão instaladas e funcionam importantes empresas de manutenção de jatos executivos, de apoio terrestre à aviação executiva e de táxi aéreo, como Embraer, World Way Aviation (WWA), Dassault Falcon Jet, Conal, entre outras. Já a construção da sede do Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo foi um pedido atendido pelo prefeito José Crespo, que considerou a importância do escotismo na formação cívica dos jovens. O grupo de escoteiros já existe há 20 anos e conta com 81 jovens praticantes de atividades voltadas para o conhecimento técnico de aeronáutica.

Aos 101 anos, TG ganha apoio de reservistas

No ultimo sábado (20), com mais de 50 reservistas reunidos na sede do Tiro de Guerra de Sorocaba foi fundada a Associação dos Reservistas da cidade e eleita diretoria para o triênio 2018/2020. As principais atividades da Associação serão prestar apoio às atividades do Tiro de Guerra de Sorocaba, aos militares e instrutores que ali desenvolverem as suas funções e aos atiradores em geral. Apoiar, participar, estimular e promover atividades sociais, educacionais, culturais e desportivas junto aos integrantes do Tiro de Guerra, bem como a comunidade, órgãos públicos e instituições. Prestar apoio às atividades do Exército Brasileiro, da Prefeitura de Sorocaba e de outros órgãos públicos, em assuntos relacionados com o Tiro de Guerra de Sorocaba; promover a difusão do espírito cívico e patriótico junto à coletividade, mediante a promoção de eventos, palestras, congressos e atividades correlatas. Promover e incentivar o voluntariado e a participação de seus associados em atividades humanitárias de apoio em situações de desastres, eventos severos e filantrópicas. O presidente eleito foi o reservista Jorge José Bento Filho da turma 1984, funcionário estadual aposentado. “Para mim é um marco muito grande pois nunca alguém se preocupou em fazer uma Associação na qual prestigiasse o Tiro de Guerra de Sorocaba. A passagem do adolescente pelo Tiro de Guerra é algo muito importante para sua vida estou dizendo isso por experiência própria”, afirmou Bento. A primeira ação será apoio às atividades do Outubro Rosa no próximo sábado no Parque das Águas de Sorocaba, às 9h.

Galeria

Confira a galeria de fotos